Banner Portal
v. 15 n. 63: jun. 2015
jun. 2015

Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Estado de Sergipe” (NPSE/UFS) sediado na Universidade Federal de Sergipe.

Editorial

Acácio Nascimento Figueredo, Hamilcar Silveira Dantas Junior
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641167
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641167

Artigos

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Laura Marcela Méndez
3-14
"Scoutismo mirando al sur": el origen del movimiento scout a escala comparada. Argentina y Brasil en las primeras décadas del siglo XX
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641168
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641168
Fabiana Pauletti, Roniere Dos Santos Fenner, Marcelo Prado Amaral Rosa
14-32
Contextualizando o ensino da química nas raizes históricas da evolução do conhecimento
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641169
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641169
Eraldo Leme Batista
33-44
O Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, como instituição educacional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641170
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641170
Jaqueline Puquevis de Souza
45-63
Apontamentos históricos da educação profissional brasileira: a Lei de Aprendizagem n◦10.097/2000 e suas influências
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641171
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641171
Marco Arlindo Amorim Melo Nery
64-88
As disputas em torno do ministério da agricultura, indústria e comércio e a confecção da primeira lei de ensino agrícola no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641172
Fátima Pacheco de Santana Inacio
89-108
A instalação dos centros esperimentais de formação de professores primários em Goiás
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641173
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641173
Ricardo Eleutério Anjos
109-121
A educação escolar de adolescentes e o conceito de condução da vida
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641174
Douglas Facci, Luiz Antônio Giani
122-146
A condição social da criança: reflexões sobre trabalho e afetividade, para o estudo da individuação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641175
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641175
Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Vilma Miranda de Brito
147-171
A política educacional de alfabetização da criança consubstanciada pelos programas, projetos e pactos: o novo ou tudo de novo?
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641176
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641176
Matheus Castro da Silva
172-188
O ser e o não ser da universidade pública: o público e o privado em questão na educação superior brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641177
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641177
Gustavo Cunha Araujo, Ana Arlinda Oliveira
189-209
Sobre o conceito de arte e a formação escolar na Educação de Jovens e Adultos
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641178
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641178
Silvana Aparecida Bretas, Crislaine Santana Cruz
210-232
O mestre e o aprendiz como iguais: a potência da vontade e da inteligência humana em Rancière
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641179
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641179
Rosana Monti Henkin, Bartolina Ramalho Catanante
233-242
A formação docente em gênero e raça/etnia e a perspectiva de transformação social
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641180
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641180
Hernany Donato de Moura
243-258
O sertão de Patativa do Assaré. A infância e a oralidade na poesia inspirada na formação e cultura do sertanejo (1956 – 1978)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641181
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641181
Eliane Mimesse Prado
259-269
As escolas elementares paulistas e seus alunos estrangeiros na passagem do século XIX para o XX
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641182
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641182
Isaias Batista de Oliveira Júnior, Renata Maria Coimbra Libório
270-279
Famílias não convencionais na escola: a (in)eficiência das estratégias de (des)integração
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641183
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641183
Marta Regina Furlan de Oliveira, Anilde Tombolato Tavares da Silva, Candida Alayde de Carvalho Bittencourt
280-292
Experiências montessorianas no projeto de extensão ludoteca em movimento da Universidade Estadual de Londrina
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641184
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641184
Jorge Sobral da Silva Maia, Lucas André Teixeira
293-305
Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641185
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641185
Ivonaldo Leite
306-319
História, educação ambiental e políticas: uma retrospectiva da realidade brasileira e uma abordagem sobre os seus desafios
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641186
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641186
Marcio Rodrigo Vale Caetano, Paula Almeida de Castro
320-329
O corpo em fronteiras: perfomances excludentes no universo escolar – uma narrativa etnográfica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641187
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641187
Jessica Vitorino da Silva Terra Nova, Fabio Zoboli, Hamilcar Silveira Dantas Junior
330-341
O “arte gímnástico” de Jerônimo Mercurial e a história da educação do corpo: notas sobre o esquecimento
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641188
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641188
Cláudia Battestin, Gomercindo Ghiggi, Robinson dos Santos
342-352
A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641189
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641189
Acácio Nascimento Figueredo
353-366
Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado?
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641190
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641190
Larissa Camacho Carvalho, Maria Stephanou
367-381
O fim do livro? O que as escritas e os escritores virtuais nos auxiliam nessa discussão na perspectiva da história das práticas de leitura e escrita
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641191
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641191

Resenha

Aderlan Silverio
382-386
Dez novas competências para ensinar
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641192
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641192
Lalo Watanabe Minto
387-390
Superar o capitalismo por meio das fissuras de John Holloway
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641193
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641193
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Cássia Regina Dias Pereira
391-394
A Ordem Franciscana e a educação em Portugal na segunda metade do século XVIII
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641194
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641194

Resumo

Andréia Laura de Moura Cristaldo
395-395
A implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos-PNEDH no estado de Mato Grosso do Sul
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641195
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641195

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641196
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641196