Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado?

  • Acácio Nascimento Figueredo UFS
Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação. Globalização

Resumo

O texto ora proposto busca analisar os conceitos e a relação pós-modernidade e educação no âmbito da  História da Educação. Evidencia que as diversas áreas da realidade humana; social, política, econômica e cultural estão intrinsecamente ligadas  sob a égide do mercado. Esse processo objetivamente se insere em políticas privatista no campo educacional. Outrossim em prática fragmentadas na vida social e no desenvolvimento de práticas individualistas. A metodologia desenvolvida foi a revisão da literatura. Tem como objetivos aprofundar os conceitos e o processo histórico da  pós-modernidade e sua relação com a educação, assim como  incursão desse processo sob a égide do mercado. Em linhas gerais podemos concluir que a pós-modernidade no atual contexto da globalização do mercado insere-se no âmbito da educação em geral e da História da Educação em particular. A influência dos valores e princípios do campo pós-moderno, ou seja, o individualismo, a fragmentação das relações sociais, a determinação do mercado nas políticas sociais requer uma lógica alternativa de um fazer cientifico crítico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácio Nascimento Figueredo, UFS

Nucleo de Pesquisa Sociedade e Educação – NPSE/UFS

HISTEDBR – GT – Sergipe

acacioian@zipmail.com.br

Referências

ANDERSON, Perry. A Origem da Pós-Modernidade – Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de História Cultural IN: História, cultura e educação / José Claudinei Lombardi; Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana Rocha Magallhães (orgs). – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas das teorias vigotskiana – 4a ED – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade / Stuart Hall: tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 11. Ed. 1. Reimp. – Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. 2a Ed. São Paulo: Ática, 1997.

LOMBARDI, José Claudinei. História, cultura e educação: aportes marxistas. IN: História, cultura e educação / José Claudinei Lombardi; Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana Rocha Magallhães (orgs). – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

NETO, José Paulo. Os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa histórica. IN: Seminário do grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação de Sergipe – Região Nordeste. (1998- São Cristovão-SE). A pesquisa histórico-educacional impasses e desafios São Cristovão, 2002.

SANFELICE, José Luis. Pós-Modernidade, Globalização e Educação. IN: LOMBARDI, José Claudinei (Org). Globalização, Pós Modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. 3a Ed. – Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2009. – (Coleção educação contemporânea).

ROUANET, Sérgio P. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Como Citar
Figueredo, A. N. (1). Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado?. Revista HISTEDBR On-Line, 15(63), 353-366. https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641190
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)