Banner Portal
Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado?
PDF

Palavras-chave

Pós-modernidade. Educação. Globalização

Como Citar

FIGUEREDO, Acácio Nascimento. Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 353–366, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641190. Acesso em: 10 dez. 2024.

Resumo

O texto ora proposto busca analisar os conceitos e a relação pós-modernidade e educação no âmbito da  História da Educação. Evidencia que as diversas áreas da realidade humana; social, política, econômica e cultural estão intrinsecamente ligadas  sob a égide do mercado. Esse processo objetivamente se insere em políticas privatista no campo educacional. Outrossim em prática fragmentadas na vida social e no desenvolvimento de práticas individualistas. A metodologia desenvolvida foi a revisão da literatura. Tem como objetivos aprofundar os conceitos e o processo histórico da  pós-modernidade e sua relação com a educação, assim como  incursão desse processo sob a égide do mercado. Em linhas gerais podemos concluir que a pós-modernidade no atual contexto da globalização do mercado insere-se no âmbito da educação em geral e da História da Educação em particular. A influência dos valores e princípios do campo pós-moderno, ou seja, o individualismo, a fragmentação das relações sociais, a determinação do mercado nas políticas sociais requer uma lógica alternativa de um fazer cientifico crítico.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641190
PDF

Referências

ANDERSON, Perry. A Origem da Pós-Modernidade – Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de História Cultural IN: História, cultura e educação / José Claudinei Lombardi; Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana Rocha Magallhães (orgs). – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas das teorias vigotskiana – 4a ED – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade / Stuart Hall: tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 11. Ed. 1. Reimp. – Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. 2a Ed. São Paulo: Ática, 1997.

LOMBARDI, José Claudinei. História, cultura e educação: aportes marxistas. IN: História, cultura e educação / José Claudinei Lombardi; Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana Rocha Magallhães (orgs). – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).

NETO, José Paulo. Os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa histórica. IN: Seminário do grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação de Sergipe – Região Nordeste. (1998- São Cristovão-SE). A pesquisa histórico-educacional impasses e desafios São Cristovão, 2002.

SANFELICE, José Luis. Pós-Modernidade, Globalização e Educação. IN: LOMBARDI, José Claudinei (Org). Globalização, Pós Modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. 3a Ed. – Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2009. – (Coleção educação contemporânea).

ROUANET, Sérgio P. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.