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A formação docente em gênero e raça/etnia e a perspectiva de transformação social
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Palavras-chave

Gênero. Raça/etnia. Formação de professores e professoras

Como Citar

HENKIN, Rosana Monti; CATANANTE, Bartolina Ramalho. A formação docente em gênero e raça/etnia e a perspectiva de transformação social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 233–242, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641180. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma conexão entre o papel da escola, enquanto aparelho ideológico do Estado e executora de políticas públicas educacionais, e as raízes das desigualdades construídas pela sociedade capitalista, racista e sexista,buscando compreender possíveis caminhos para a sua superação.O objeto de estudo é o projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE),oferecido por parceria entre as secretarias de políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão(SECADI/MEC), que visa a contribuir na formação continuada de profissionais de educação da rede pública de ensino, tratando articuladamente as relações de gênero, as relações étnico-raciais e a diversidade de orientação sexual,com vistas à transformação de mentalidades e práticas no interior da escola. Tomamos como base teórica a perspectiva marxista como fundamento da pesquisa educacional, buscando ver no confronto entre o movimento da nossa sociedade e a teoria nela produzida dados que demonstrem a origem das desigualdades. Nesse sentido, utilizaremos uma concepção de pesquisa que considere as dimensões tanto do singular quanto do universal.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641180
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Referências

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