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Sobre o conceito de arte e a formação escolar na Educação de Jovens e Adultos
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Palavras-chave

Ensino de Arte. Educação de Jovens e Adultos. Concepções sobre a Arte. Formação Escolar

Como Citar

ARAUJO, Gustavo Cunha; OLIVEIRA, Ana Arlinda. Sobre o conceito de arte e a formação escolar na Educação de Jovens e Adultos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 189–209, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641178. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641178. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem por objetivo entender a formação escolar do estudante da Educação de Jovens e Adultos e compreender como são construídas suas concepções sobre a arte nessa modalidade educacional. Para tanto, discutimos aspectos históricos do surgimento da EJA no Brasil e em Mato Grosso, na intenção de contextualizar sócio e historicamente este estudo, além de reflexões sobre as relações entre arte, sociedade e trabalho, a qual é entendida como conhecimento humano, objeto estético e artístico, fruto do processo histórico e social da humanidade. É evidente nas falas dos alunos da EJA que a maioria deixou a escola devido à necessidade de trabalhar, ocasionando a evasão escolar, que é um grave problema para a educação brasileira. Além disso, os conteúdos de Arte na Educação de Jovens e Adultos devem contribuir para a preparação e maior inserção desses alunos no mercado de trabalho e, também, como participantes críticos e ativos na sociedade, ao compreenderem que o conhecimento é construído socialmente durante a aprendizagem em arte e no contato constante com as manifestações artísticas, tendo no professor e na escola, importantes mediadores nesse processo.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641178
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