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Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Educação Ambiental. Formação de Professores. Pedagogia Histórico-Crítica

Como Citar

MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André. Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 293–305, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641185. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641185. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

Ao conceber a educação ambiental como uma forma de contextualizar as relações entre sociedade e natureza na educação, entende-se que a prática educativa ambiental na escola requer formação que possibilite ao professor se instrumentalizar para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental. Partindo desta necessidade, e considerando que a educação ambiental não se restringe às ações fragmentadas e pontuais de tematização do ambiente na educação, este artigo apresenta os resultados de um estudo que buscou, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica, contextualizar e problematizar a formação de professores para a educação ambiental na escola pública. Para isso, com o objetivo de empreender uma análise crítica das bases que fundamentam a produção acadêmica e científica sobre Formação de Professores, buscamos contribuir para a construção de uma concepção sócio-histórica para a Formação de Professores como educadores ambientais.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641185
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