Banner Portal
Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Educação Ambiental. Formação de Professores. Pedagogia Histórico-Crítica

Como Citar

MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André. Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 293–305, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641185. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641185. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Ao conceber a educação ambiental como uma forma de contextualizar as relações entre sociedade e natureza na educação, entende-se que a prática educativa ambiental na escola requer formação que possibilite ao professor se instrumentalizar para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental. Partindo desta necessidade, e considerando que a educação ambiental não se restringe às ações fragmentadas e pontuais de tematização do ambiente na educação, este artigo apresenta os resultados de um estudo que buscou, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica, contextualizar e problematizar a formação de professores para a educação ambiental na escola pública. Para isso, com o objetivo de empreender uma análise crítica das bases que fundamentam a produção acadêmica e científica sobre Formação de Professores, buscamos contribuir para a construção de uma concepção sócio-histórica para a Formação de Professores como educadores ambientais.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641185
PDF

Referências

ANDRÉ, M. (org.) Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

ANDRÉ, M. et al. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, dez., 1999.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

GRÜN, M. Ética e educação ambienta: A conexão necessária. 11 ed. Campinas/SP: Papirus, 2007.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MAIA, J. S. da S. Educação ambiental crítica e formação de professores: Construção coletiva de uma proposta na Escola Pública. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). 250 p. Faculdade de Ciências / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2011.

MIANUTTI, J. Uma proposta de formação continuada de professores de Biologia em Mato Grosso do Sul: de manuais didáticos a obras clássicas no estudo da evolução biológica. Tese [Doutorado em Educação para a Ciência]. Faculdade de Ciências / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2010.

PIMENTA, S.G. Apresentação à edição brasileira. In: CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela; revisão técnica, apresentação e notas à edição brasileira Selma Garrido Pimenta. São Paulo: Cortez, 2002. pp. 11-21.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Critica. Campinas, Autores Associados, 2005.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (org) O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: MEC/Secad, 2006.

TEIXEIRA, L. A. Análise dos Projetos Ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru (SP) sob a perspectiva educativa. 2009. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.

TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação. In: LOUREIRO. C. F. B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007, p. 177-221.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

TOZONI-REIS, M. F. C; TEIXEIRA, L. A; MAIA, J. S. da S. As publicações acadêmicas e a educação ambiental na escola básica. Trabalho Completo, 2011. Anais ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal, RN. Disponível em: http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/images/trabalhos/GT22/GT22-257%20int.pdf. Acesso em: 11 fev. 2012.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.