Educação e imprensa: a escola como instrumento ideológico

Autores

  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641926

Palavras-chave:

Liberalismo. Educação. Revista Pedagógica. Trabalho docente. Revista A Escola

Resumo

O presente artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, tem por finalidade apresentar a análise realizada na revista A Escola, Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado (1906-1910), especificamente sobre o modelo de trabalhador docente, discutindo sobre a tolerância e a resignação veiculadas nas folhas deste periódico, ao tratar do trabalho do professor. O artigo está dividido em dois momentos, nos quais primeiramente será apresentada a revista A Escola e na sequência serão apontadas as reflexões sobre a temática tendo como fonte os excertos da referido revista. As reflexões que suscitam do estudo na revista A Escola, apontam os discursos, os anseios, as conveniências, os interesses da sociedade em relação à educação, fornecendo pistas sobre as repercussões e polêmicas instauradas, e mais, contribuindo sobremaneira para a compreensão das situações da contemporaneidade Os resultados desse estudo permitem concluir que a educação no estado do Paraná, no início do século XX, foi marcada pela influência da ideologia liberal, e essa foi amplamente disseminada nas folhas da Revista A Escola.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Professora da Rede Municipal de Ensino de Irati-PR. Doutora em Educação: História e Políticas educacionais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Professora Adjunta D da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. 

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

ZANLORENZI, C. M. P.; NASCIMENTO, M. I. M. Educação e imprensa: a escola como instrumento ideológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 34–46, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641926. Acesso em: 9 dez. 2022.

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