Banner Portal
v. 15 n. 64: set. 2015
set. 2015

Este número da Revista HISTEDBR On-Line foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos “História, Sociedade e Educação nos Campos Gerais/PR” – HISTEDBR-UEPG  sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Editorial

Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641923
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641923

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
4-20
Amanda Labarca: su preocupación por la literatura, la educación y la mujer
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641924
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641924
Daniela Angelo Ramos, Fabiana Sena
21-33
Lições da língua materna (1906): livro didático de gramática na Paraíba para o ensino primário
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641925
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641925
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
34-46
Educação e imprensa: a escola como instrumento ideológico
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641926
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641926
Mariângela Machado de Castro, André Luiz Sena Mariano
47-61
Ideologia, escola e conhecimento: da reprodução do currículo oculto às possibilidades de superação a partir da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641927
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641927
Fabio Fernandes Villela
62-75
O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641928
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641928
Mônica Vasconcelo, Marcília Rosa Periotto
76-85
A moda e os bailes no Jornal das Senhoras (1852-1855) e a formação da mãe-professora
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641929
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641929
Ester Chichaveke, Marcos Francisco Martins
86-110
Supervisão de ensino: legislação e atuação nas décadas de 1960 a 2000
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641930
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641930
Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya
111-133
Educação da população negra brasileira na formação da identidade nacional
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641931
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641931
Francisco Evangelista, Sueli Maria Pessagno Caro, Antônio Carlos Miranda
134-146
A educação salesiana e a educação sociocomunitária no enfrentamento da exclusão social
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641932
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641932
Vera Lucia Martiniak
147-158
A produção científica sobre imigração e educação no Brasil: análise historiográfica das instituições escolares étnicas
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641933
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641933
João Carlos da Silva, Eraldo Leme Batista, Lidiane Maciel Mafatto, Anderson Szeuczuk
159-169
Instituições escolares: memória, fontes e arquivos
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641934
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641934
Reginaldo Santos Pereira
170-190
Ludicidade, infância e educação: uma abordagem histórica e cultural
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641935
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641935
José Damiro Moraes
191-200
Educação integral: notas sobre Charles Fourier, Saint Simon e Pierre-Joseph Proudhon
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641936
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641936
Pedro Silva
201-220
Os gérmens são semeados: as experiências da escola moderna ao redor do mundo
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641937
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641937
Jaqueline Daniela Basso, Luiz Bezerra Neto
221-230
Pedagogia histórico-crítica: alternativa para a revalorização dos conteúdos escolares.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641938
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641938
Edimar Filho de Sousa Nunes, Robson Carlos Silva, Cândida Angélica Pereira Moura
231-250
Usos dos quadrinhos em escolas públicas: um olhar pedagógico em um universo cartunizado
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641939
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641939
Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva, Paulino José Orso, Dorisvaldo Rodrigues da Silva
251-265
A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641940
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641940
Isaias Batista de Oliveira Júnior, Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Renata Maria Coimbra
266-279
Família “margarina”: as estereotipias de famílias na indústria cultural e a des/re/construção de conceitos docentes
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641941
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641941
Saulo Rodrigues Carvalho
280-300
Identidade profissional do professor sem identidade com o ensino: crítica à epistemologia da prática
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641942
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641942
Débora Alfaro São Martinho da Silva
310-330
Teoria de estado e políticas públicas sociais: um estudo sobre a influência do pensamento neoliberal nos rumos tomados pela educação brasileira a partir da década de 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641943
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641943
Carla Irene Roggenkamp, Maria José Dozza Subtil
331-342
(Des)humanização e sociedade capitalista: paradoxos de trabalho, arte e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641944
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641944
Rita de Cássia da Silva Oliveira, Paola Andressa Scortegagna, Flávia da Silva Oliveira
343-358
Universidades abertas a terceira idade: delienando um novo espaço educacional para o idoso
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641945
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641945

Resenha

Danielle Felisberto de Souza
359-361
Proletarização e sindicalismo de professores na ditadura militar
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641946
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641946

Resumo

Cebilla Moletta Slotuk
362-362
A educação e os escravos nas páginas do Jornal "Dezenove de Dezembro" (1871-1888)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641947
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641947

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641948
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641948