Pedagogia histórico-crítica: alternativa para a revalorização dos conteúdos escolares.

Autores

  • Jaqueline Daniela Basso UFSCar- mestre pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação
  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641938

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-crítica. Conteúdos Escolares. Revalorização dos conteúdos escolares

Resumo

Objetivamos neste trabalho debater a questão do “aprender a aprender” presente tanto nos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, quanto no Relatório Jacques Delors, publicado pela UNESCO e que tem colaborado para o esvaziamento dos currículos escolares, trazendo como alternativa para esta situação a Pedagogia Histórico - Crítica. Após revisão bibliográfica, podemos afirmar ser este um caminho para a revalorização dos conteúdos escolares e da escola, enquanto espaço para a apreensão dos conhecimentos historicamente construídos. 

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Biografia do Autor

Jaqueline Daniela Basso, UFSCar- mestre pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação

Mestre em Educação pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, graduada em Pedagogia.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos.

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, Corrdenador do Curso de Pedagogia da Terra- UFSCar e Coordenador do Grupo de Estudoe e Pesquisas sobre Educação do Campo- UFSCAR/HISTEDBR

Referências

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

BASSO, J. D.; BEZERRA NETO, L. Pedagogia histórico-crítica: alternativa para a revalorização dos conteúdos escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 221–230, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641938. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641938. Acesso em: 22 jan. 2022.

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