Banner Portal
Ideologia, escola e conhecimento: da reprodução do currículo oculto às possibilidades de superação a partir da pedagogia histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Currículo Oculto. Ideologia. Pedagogia Histórico-Crítica

Como Citar

CASTRO, Mariângela Machado de; SENA MARIANO, André Luiz. Ideologia, escola e conhecimento: da reprodução do currículo oculto às possibilidades de superação a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 47–61, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641927. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641927. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

 O presente artigo, de natureza ensaística, procura problematizar a utilização do conceito de currículo oculto, relacionando-o às discussões alusivas ao termo ideologia. Nesse sentido, reconhece, em primeiro lugar, que essa dimensão do currículo define-se pelas aprendizagens sociais consideradas relevantes e que configuram-se como necessárias à manutenção do sistema capitalista.      A partir desse reconhecimento, apresenta as potencialidades e limites do currículo oculto, especialmente no que tange às relações entre educação e trabalho e com vistas às suas relações com o conceito de ideologia. Segue problematizando o engessamento que o currículo oculto causa quando é utilizado como artefato explicativo da realidade social, uma vez que nega o caráter contraditório da sociedade capitalista ao enfatizar, somente, o movimento de reprodução das desigualdades sociais. O texto finaliza apostando no potencial da Pedagogia Histórico-Crítica como um caminho mais fecundo não só para a problematização teórica da realidade, mas como arcabouço que permite a organização de elementos teórico-práticos da vida social.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641927
PDF

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2004. Coleção Primeiros Passos.

DUBET, François. O que é uma escola justa? São Paulo: Cortez, 2008.

EAGLETON, Terry. Ideologia. São Paulo: Boitempo, 1997.

KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MARX, K; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino... Campinas: Navegando, 2011.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOMÉ, Jurjo T. O curriculum oculto. Porto – Portugal: Porto Editora, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36a ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2005.

SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria: ou o planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.