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Identidade profissional do professor sem identidade com o ensino: crítica à epistemologia da prática
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Palavras-chave

Identidade Profissional do Professor. Epistemologia da Prática. Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural. Educação Escolar

Como Citar

CARVALHO, Saulo Rodrigues. Identidade profissional do professor sem identidade com o ensino: crítica à epistemologia da prática. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 280–300, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641942. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641942. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho discute o conceito de Identidade Profissional do Professor, sob o enfoque da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa em regime especial da UNICENTRO (PqE) e igualmente é parte dos estudos realizados para a tese de  doutorado  vinculada ao Programa de pós-graduação em educação escolar da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara. Analisa de maneira crítica a pertinência do conceito de Identidade Profissional do Professor, como princípio para a compreensão de sua personalidade no contexto da reestruturação produtiva do capital. Nesse sentido apontamos a formação de uma identidade do professor que não se identifica com o ensino. Por fim discutimos a insuficiência da identidade do professor circunscrita a sua particularidade profissional e a necessidade histórica da apreensão da universalidade do trabalho educativo.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641942
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