Banner Portal
A educação salesiana e a educação sociocomunitária no enfrentamento da exclusão social
PDF

Palavras-chave

Ética. Educação sociocomunitária. Educação salesiana. Exclusão social

Como Citar

EVANGELISTA, Francisco; CARO, Sueli Maria Pessagno; MIRANDA, Antônio Carlos. A educação salesiana e a educação sociocomunitária no enfrentamento da exclusão social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 134–146, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641932. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Este artigo traz um ensaio sobre algumas reflexões feitas pelos autores sobre as relações entre ética e educação na formação universitária, buscando priorizar uma cultura do pensamento, a construção de conhecimento, entendido como um espaço de reflexão crítica da realidade, e leva a acreditar que o ato educativo pode contribuir para uma acumulação de forças subjetivas contrárias à dominação, à exclusão social e ao descaso com as políticas públicas. Para tanto, a educação salesiana se coloca como interlocutora da educação sociocomunitária, pois desde sempre se orientou para as relações humanas e pela ação educativa predominantemente em espaços cuidadosamente preparados para a interação do jovem no processo educativo.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641932
PDF

Referências

BARROSO, J. Incluir, sim, mas onde? Para uma reconceituação sociocomunitária da escola pública. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo, SP: Editora Summus, 2006.

BRAIDO, P. La experiência pedagógica de Don Bosco. Roma: LAS, 1989.

BISSOTO, M.L., MIRANDA, A.C.(orgs) Educação Sociocomunitária: tecendo saberes, Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.

CASTILHO, E. D. As contribuições de Carlos Leoncio da Silva para a história da educação brasileira. Tese de Doutorado em Educação. UNIMEP, 2008.

CARO, S.M.P. A cidadania e os direitos humanos na formação do educador social. In: Congresso Iberoamericano de Pedagogia Social. Anais... Canoas-RS: ULBRA, 2011.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução: Iraci D. Poleti. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

FERREIRA, A. S. (introdução, notas e comentários) Não basta amar- a pedagogia de Dom Bosco em seus escritos. São Paulo: Editora Salesiana, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GENTILE, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.

GEWIRTZ, S.; CRIBB, A. Concepções plurais de justiça social: implicações para a sociologia das políticas, in: Políticas educacionais: questões e dilemas. Stephen J. Ball, Jefferson Mainardes (orgs). São Paulo: Cortez, 2011.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática/tradução Ernani F. da F. Rosa. – 3a edição - Porto Alegre: Artmed, 2000, 352 p.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.

ISAÚ, M. Da Educação Social à Educação sociocomunitária e os salesianos, in: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.26, p.2 –24, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584.

ISÓIS, J. Pedagogia Rimada. Ciudad de México: NGMPM, 1976.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna; tradução Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 2a edição

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias; tradução de Gaetano Lo Monaco; revisçao da tradução Orsa dos Anjos Oliveira e Paolo Nosela – 4a edição – São Paulo: Cortez, 1995.

NEGRÃO, A. M. M. Arcadas do Tempo – Liceu tece 100anos de História. Sâo Paulo: Dórea Books end Art, 1997.

RONCO, A. O afeto, princípio metodológico da educação salesiana à luz da psicologia contemporânea. Cadernos Salesianos, 1976 (3), 16-26

SCARAMUSSA, Tarcísio. Atualidade e Repensamento do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Revista Ciências da Educação, ano XV, n.28, jun 2013, pp 107-131.

VILLANUEVA, P. C., A missão salesiana e os Direitos Humanos especialmente os Direitos dos Menores, in: Sistema preventivo e direitos humanos, coleção protagonista 2009, circulação interna, Inspetoria Salesiana de São Paulo. http://www.inspetoriasalesiana.com.br/site/public/site/arquivos/ee0a119a67.pdf

VILLAR, Ana Eugênia. Extensão universitária: concepções e ações na UFRN sobre a temática direitos humanos e justiça no período de 2008 a 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.