Resumo
Discute elementos históricos a partir do campo temático, denominado história das instituições escolares. O desafio do trabalho do historiador da educação consiste num esforço constante de fazer as fontes falarem sobre os homens e a sociedade. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes quando este não precisar tomar boa parte do tempo da pesquisa para localizá-las nos arquivos. Dedicar-se ao estudo da história das instituições escolares, requer compreender sua materialidade em seu interior e em seu entorno, a partir de um olhar histórico por meio das relações que se estabelecem no interior da sociedade.
Referências
ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.
BLOCH, Marc. (2001). Apologia a história, ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. São Paulo, SP: Brasiliense, 1993.
DOSSE, François. A história em migalhas: dos annales á nova história. Bauru, SP; EDUSC, 2003
LARA, Silvia Hunold. Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico. Revista Anos 90. Porto Alegre. Vol. 15. N. 28. Dez. 2008.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.
NOSELLA, Paulo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In. II Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares UNICAMP/Campinas/UNINOVE, São Carlos. 2006
RICOUER, Paul. A memória, a história o esquecimento. Campinas, SP. Editora UNICAMP, 2007.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.
RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. Pesquisa Histórica: O trabalho com fontes documentais. In: COSTA, C.J.; MELO, J.J.P.; FABIANO, L.H. (orgs). Fontes e métodos em história da educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In.LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes,história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.