Instituições escolares: memória, fontes e arquivos

Autores

  • João Carlos da Silva UNIOESTE
  • Eraldo Leme Batista UNIOESTE
  • Lidiane Maciel Mafatto UNIOESTE
  • Anderson Szeuczuk UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641934

Palavras-chave:

História da educação. Arquivos. Memória

Resumo

Discute elementos históricos a partir do campo temático, denominado história das instituições escolares. O desafio do trabalho do historiador da educação consiste num esforço constante de fazer as fontes falarem sobre os homens e a sociedade. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes quando este não precisar tomar boa parte do tempo da pesquisa para localizá-las nos arquivos. Dedicar-se ao estudo da história das instituições escolares, requer compreender sua materialidade em seu interior e em seu entorno, a partir de um olhar histórico por meio das relações que se estabelecem no interior da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, UNIOESTE


Doutor em Filosofia, História e Educação/FE – UNICAMP. Professor do Curso de Pedagogia e do
Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Cascavel. Pós-doutorando
em educação pela Universidade Estadual do Sul da Bahia – UESB. Membro do grupo de pesquisa
HISTEDOPR – História, sociedade e educação – Oeste do Paraná. E-mail: Joao.Silva@unioeste.br


Eraldo Leme Batista, UNIOESTE

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, área de pesquisa: Filosofia e Historia da Educação. Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em educação, UNIOESTE, Campus Cascavel. É vinculado ao Grupo de pesquisa HISTEDBR - Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná, HISTEDOPR. eraldo_batista@hotmail.com

Lidiane Maciel Mafatto, UNIOESTE

Graduada em Pedagogia,UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Mestranda em Educação, UNIOESTE, Campus Cascavel-Linha de Pesquisa: História da educação. Bolsista CAPES/UNIOESTE. Membro do grupo de pesquisa HISTEDOPR - História, sociedade e educação – Oeste do Paraná). E-mail: lidianemufatto@hotmail.com

Anderson Szeuczuk, UNIOESTE

Graduado em História. Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel//Bolsista CAPES/UNIOESTE - Linha de Pesquisa: História da educação. Email: ander1957@yahoo.com.br.   

Referências

ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

BLOCH, Marc. (2001). Apologia a história, ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. São Paulo, SP: Brasiliense, 1993.

DOSSE, François. A história em migalhas: dos annales á nova história. Bauru, SP; EDUSC, 2003

LARA, Silvia Hunold. Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico. Revista Anos 90. Porto Alegre. Vol. 15. N. 28. Dez. 2008.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.

NOSELLA, Paulo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In. II Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares UNICAMP/Campinas/UNINOVE, São Carlos. 2006

RICOUER, Paul. A memória, a história o esquecimento. Campinas, SP. Editora UNICAMP, 2007.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.

RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. Pesquisa Histórica: O trabalho com fontes documentais. In: COSTA, C.J.; MELO, J.J.P.; FABIANO, L.H. (orgs). Fontes e métodos em história da educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.) Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. In.LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). Fontes,história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

SILVA, J. C. da; BATISTA, E. L.; MAFATTO, L. M.; SZEUCZUK, A. Instituições escolares: memória, fontes e arquivos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 159–169, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641934. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641934. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>