Banner Portal
Usos dos quadrinhos em escolas públicas: um olhar pedagógico em um universo cartunizado
PDF

Palavras-chave

Histórias em quadrinhos. Ensino Fundamental. Instituições Escolares. Recurso didático-pedagógico

Como Citar

NUNES, Edimar Filho de Sousa; SILVA, Robson Carlos; MOURA, Cândida Angélica Pereira. Usos dos quadrinhos em escolas públicas: um olhar pedagógico em um universo cartunizado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 231–250, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641939. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641939. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ) no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e sua importância educacional. O estudo, ancorado em método exploratório e de natureza qualitativa, se consolidou por meio de uma pesquisa de campo, pela escuta e registro da oralidade dos sujeitos eleitos, referenciada por um estudo bibliográfico, por meio da imersão em obras sobre o tema, em blogs e sites especializados, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e no Guia Nacional do Livro Didático. A investigação foi realizada em cinco escolas públicas municipais de Ensino Fundamental em Teresina/PI, buscando desvelar como professores utilizam as HQ em suas aulas, suas concepções de HQ e a formação que possuem sobre esse universo, sendo entrevistadas cinco professoras e dois autores que investigam e produzem acerca das interfaces entre HQ e a educação escolar. Os resultados apontam para o entendimento de que as professoras, personagens do estudo, não demonstram consciência do poder lúdico, cognitivo e da diversidade que as HQ possuem, se limitando ao uso títulos massificados pela mídia e inseridos nos livros didáticos que adotam em suas disciplinas.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641939
PDF

Referências

BEAUD, Stéphane; WEBWR, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Alfabetização Matemática e Matemática. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Ciências. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Letramento e Alfabetização/ língua portuguesa. Brasília: MEC, 2009.

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. História em Quadrinhos na Escola. São Paulo: Paulus, 2004.

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. As histórias em quadrinhos no Brasil: Teoria e Prática. São Paulo, INTERCOM/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, GT Humor e Quadrinhos, 1997 (Coleção GTs INTERCOM, v. 7).

CIRNE, Moacy. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé/Angra, 1982.

CIRNE, Moacy. A linguagem dos quadrinhos: o universo estrutural de Ziraldo e Maurício de Sousa. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1975, 4. ed.

GUIMARÃES, Edgard (org.). O que é História em Quadrinhos Brasileira. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.

JONES, Gerard. Homens do Amanhã: geeks, gângsteres e o nascimento dos gibis. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006

LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Editora Paulinas, 1989, 3. ed.

LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). O que é Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MOYA, Alvaro de. SHAZAM! São Paulo: Perspectiva, 1977. 3. ed. Coleção Debates.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo: letra e Voz, 2010.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (orgs.). Como usar as Histórias em Quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2004 (Coleção Como usar na sala de aula)

ROSA, Maria V. F. Pereira de Couto; ARNOLDI, Marlene A. G. Colombo. A Entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SALEM, Rodrigo. Resgate: a evolução dos quadrinhos sob a análise do historiador. Diário de Pernambuco. Recife, mai. 1995, Caderno Viver p. 6.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. (orgs.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Contexto, 2013.

Fontes Orais

Sonia Bibe Luyten, entrevista concedida, a Edimar Filho de Sousa Nunes, em 29 de julho de 2012.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, entrevista concedida, a Edimar Filho de Sousa Nunes, em 27 de julho de 2012.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.