Resumo
O presente artigo aborda questões referentes ao papel do pesquisador em historia e historia da educação, perante a escolha do recorte histórico, do fato histórico, das fontes históricas e do referencial teórico a ser utilizado para a análise do objeto pesquisado. Discorre brevemente sobre as concepções sobre a história e a importância da escolha da concepção teórica a ser utilizada na pesquisa, pois, independente do método o importante é a clareza do que se quer evidenciar na análise histórica de um objeto de estudo. Destaca que para a pesquisa em história da educação faz-se necessário ter o entendimento sobre os fins da educação presentes em cada período histórico da humanidade, pois, desta forma o pesquisador poderá contribuir para com a elaboração de um conhecimento científico que não privilegie apenas as classes dominantes, mas também, os excluídos historicamente.
Referências
ANDERY, Maria Amália Pie Abib. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica/Maria Amália Pie Abib Andery. et al. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
ARANA, Hermas Gonçalves. Positivismo reabrindo o debate/Hermas Gonçalves Arana. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Educação Contemporânea).
ABAGNANO, Nicola, Dicionário de Filosofia. Tradução da 1a edição brasileira; Coordenado e revisado por BOSI, Alfredo; revisão da tradução e tradução dos novos textos BEDETTI, Ivone Castilho. 5aed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. O projeto republicano de educação nacional na versão de José Veríssimo. São Paulo: Annablume, 2003.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.
COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva: Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; catecismo positivista/ Auguste Comte; seleção de textos de José Arthur Giannotti; traduções de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)
GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. 3. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL, 1979.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LE GOFF, Jacques (Dir) A história nova. 2a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LOMBARDI, José Claudinei. Fontes, história e historiografia da educação/ José Claudinei Lombardi e Maria Isabel Moura Nascimento, (orgs). Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. (Coleção Memória da Educação).
LOPES, Eliane Marta Teixeira Lopes. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1986.
LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca vida 1998.
MARROU, Henri Irénée História da Educação na Antiguidade / tradução do Prof. Mário Leôndidas Casanova / São Paulo, E.P.U., Brasília, INL, 4a Reimpressão, 1975.
MARX, Karl. Contribuição à critica da economia política. 3.ed.São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, Karl e ENGELS Friedrich. Manifesto do partido comunista. Cap. I. Burguesia e proletariado, Calvino, 1975.
MARX, Karl e ENGELS Friedrich. A ideologia alemã. 2. ed., Livraria Editora Ciências Humanas Ltda. São Paulo - SP, 1979.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. / Aníbal Ponce; Traduzido do original em espanhol/ publicado por J. Hector Matera – Buenos Aires, 1957. Tradução para a língua portuguesa de José Severo de Camargo Pereira – São Paulo: Fulgor, 1963.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica/ Dermeval Saviani. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1986.
SAVIANI, Dermeval. In. Fontes, história e historiografia da educação/ José Claudinei Lombardi e Maria Isabel Moura Nascimento, (orgs). Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. (Coleção Memória da Educação).
SAVIANI, Dermeval. In. NASCIMENTO, Isabel Moura. [et al.], (orgs). Instituições Escolares no Brasill: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. - (Coleção memória da educação).
SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.