A pesquisa histórica e a história da educação

Autores

  • Lucia Mara de Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643706

Palavras-chave:

História. História da Educação. Pesquisa

Resumo

O presente artigo aborda questões referentes ao papel do pesquisador em historia e historia da educação, perante a escolha do recorte histórico, do fato histórico, das fontes históricas e do referencial teórico a ser utilizado para a análise do objeto pesquisado.  Discorre brevemente sobre as concepções sobre a história e a importância da escolha da concepção teórica a ser utilizada na pesquisa, pois, independente do método o importante é a clareza do que se quer evidenciar na análise histórica de um objeto de estudo. Destaca que para a pesquisa em história da educação faz-se necessário ter o entendimento sobre os fins da educação presentes em cada período histórico da humanidade, pois, desta forma o pesquisador poderá contribuir para com a elaboração de um conhecimento científico que não privilegie apenas as classes dominantes, mas também, os excluídos historicamente.

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Biografia do Autor

Lucia Mara de Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professora do Departamento de Educação (COL) – DEED Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: lupadilha5@yahoo.com.br

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pós Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado e do Departamento de Educação (DEED) Universidade Estadual de Ponta Grossa. misabel@lexxa.com.br

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Publicado

2016-02-26

Como Citar

PADILHA, L. M. de L.; NASCIMENTO, M. I. M. A pesquisa histórica e a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 123–134, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643706. Acesso em: 22 jan. 2022.

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