Banner Portal
A pesquisa histórica e a história da educação
PDF

Palavras-chave

História. História da Educação. Pesquisa

Como Citar

PADILHA, L. M. de L.; NASCIMENTO, M. I. M. A pesquisa histórica e a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 123–134, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643706. Acesso em: 23 fev. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda questões referentes ao papel do pesquisador em historia e historia da educação, perante a escolha do recorte histórico, do fato histórico, das fontes históricas e do referencial teórico a ser utilizado para a análise do objeto pesquisado.  Discorre brevemente sobre as concepções sobre a história e a importância da escolha da concepção teórica a ser utilizada na pesquisa, pois, independente do método o importante é a clareza do que se quer evidenciar na análise histórica de um objeto de estudo. Destaca que para a pesquisa em história da educação faz-se necessário ter o entendimento sobre os fins da educação presentes em cada período histórico da humanidade, pois, desta forma o pesquisador poderá contribuir para com a elaboração de um conhecimento científico que não privilegie apenas as classes dominantes, mas também, os excluídos historicamente.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643706
PDF

Referências

ANDERY, Maria Amália Pie Abib. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica/Maria Amália Pie Abib Andery. et al. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

ARANA, Hermas Gonçalves. Positivismo reabrindo o debate/Hermas Gonçalves Arana. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Educação Contemporânea).

ABAGNANO, Nicola, Dicionário de Filosofia. Tradução da 1a edição brasileira; Coordenado e revisado por BOSI, Alfredo; revisão da tradução e tradução dos novos textos BEDETTI, Ivone Castilho. 5aed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. O projeto republicano de educação nacional na versão de José Veríssimo. São Paulo: Annablume, 2003.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva: Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; catecismo positivista/ Auguste Comte; seleção de textos de José Arthur Giannotti; traduções de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)

GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. 3. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL, 1979.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LE GOFF, Jacques (Dir) A história nova. 2a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LOMBARDI, José Claudinei. Fontes, história e historiografia da educação/ José Claudinei Lombardi e Maria Isabel Moura Nascimento, (orgs). Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. (Coleção Memória da Educação).

LOPES, Eliane Marta Teixeira Lopes. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1986.

LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca vida 1998.

MARROU, Henri Irénée História da Educação na Antiguidade / tradução do Prof. Mário Leôndidas Casanova / São Paulo, E.P.U., Brasília, INL, 4a Reimpressão, 1975.

MARX, Karl. Contribuição à critica da economia política. 3.ed.São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl e ENGELS Friedrich. Manifesto do partido comunista. Cap. I. Burguesia e proletariado, Calvino, 1975.

MARX, Karl e ENGELS Friedrich. A ideologia alemã. 2. ed., Livraria Editora Ciências Humanas Ltda. São Paulo - SP, 1979.

PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. / Aníbal Ponce; Traduzido do original em espanhol/ publicado por J. Hector Matera – Buenos Aires, 1957. Tradução para a língua portuguesa de José Severo de Camargo Pereira – São Paulo: Fulgor, 1963.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica/ Dermeval Saviani. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1986.

SAVIANI, Dermeval. In. Fontes, história e historiografia da educação/ José Claudinei Lombardi e Maria Isabel Moura Nascimento, (orgs). Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. (Coleção Memória da Educação).

SAVIANI, Dermeval. In. NASCIMENTO, Isabel Moura. [et al.], (orgs). Instituições Escolares no Brasill: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. - (Coleção memória da educação).

SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.