Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 66: dez. 2015
v. 15 n. 66: dez. 2015
Publicado:
2016-02-26
Editorial
Editorial
Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
PDF
Artigos
La labor de los profesores normalistas en Chiloé, Chile
Estela Socías Muñoz
4-14
PDF
Do método de ensino individual ao método “phonomimico” nas escolas primárias (Pernambuco, século XIX)
Julianna Souza Lacerda Silva, Adlene Silva Arantes
15-31
PDF
O jornal Diabo Coxo (1864-1865): a caricatura e a crítica à elite política-social no segundo império
Analice Czyzewski, Marcília Rosa Periotto
32-41
PDF
A educação escolar como um bom negócio
Luiz Carlos Barreira
42-55
PDF
O 1º Plano Quinquenal De Valorização Econômica da Amazônia de 1955: educação para o desenvolvimento amazônico
José Bittencourt da Silva, Iane Maria Silva Batista
56-72
PDF
O Grupo Escolar Cônego Ângelo: de volta aos pardieiros? (Ituiutaba-MG: 1964-1985)
Sauloéber Társio de Souza, Talita Alves Costa
73-90
PDF
Lembranças/memórias de estudante/professora sobre o Instituto de Educação do Pará (IEP) em tempos de ditadura, de 1964 a 1985
Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza
91-105
PDF
Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
Poliana Fernandes Sena e Sousa, Solange Helena Ximenes Rocha
106-122
PDF
A pesquisa histórica e a história da educação
Lucia Mara de Lima Padilha, Maria Isabel Moura Nascimento
123-134
PDF
A trajetória histórica da política pública de transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a educação básica
Andreia Couto Ribeiro, Wellington Ferreira de Jesus
135-159
PDF
A política de educação especial na era Lula (2003-2011): uma opção pela inclusão
Caio Augusto Toledo Padilha
160-177
PDF
Políticas públicas para a educação rural no Brasil: da omissão à regulamentação do programa nacional de educação na reforma agrária
Flávio Reis dos Santos, Luiz Bezerra Neto
178-195
PDF
A contribuição da legislação para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil brasileira
Jaqueline Delgado Paschoal, Carlos da Fonseca Brandão
196-210
PDF
Educação e liberdade: a pedagogia histórico crítica e a emancipação humana
Vilson Aparecido da Mata
211-221
PDF
Gestão democrática: trajetória e desafios atuais
Elenise Pinto de Arruda, Maria Lília Imbiriba de Sousa Colares
222-246
PDF
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
Anselmo Alencar Colares, Rosana Souza
247-266
PDF
Educação não escolar na Fundação CASA – SP: jovens em situação de privação de liberdade e construção de projetos de vida
Julio Cesar Francisco, Elenice Maria Cammarosano Onofre
267-277
PDF
Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil
Arnaldo Nogaro, Alessandra Tiburski Fink, Marta Regina Guerra Piton
278-294
PDF
Tempo de educação ambiental: o espaço do meio ambiente nas aulas de História
Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco das Chagas Silva Souza
295-306
PDF
O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho
Dalianne Lobo da Costa, José Lucas Pedreira Bueno, Marco Antonio de Oliveira Gomes
307-320
PDF
Resenha
Origens da educação escolar no Brasil Colonial
Rodrigo Pinto de Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
321-325
PDF
Professores, alunos e os meandros de suas relações: uma ponderação sobre da autoridade pedagógica à amizade intelectual, de Julio Groppa Aquino
Carlos Herold Junior
326-328
PDF
Resumo
As vivências de educação ambiental nas escolas públicas e as políticas educacionais da secretaria municipal de educação em Santarém, Pará, Brasil
Maria Mirtes Cortinhas dos Santos
329-329
PDF
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
Elenise Pinto de Arruda
330-330
PDF
Financiamento da educação do campo no município de Santarém – Pará
Handerson da Costa Bentes
331-331
PDF
Sistema municipal de ensino de Santarém-PA: implantação e implementação (2004-2014)
Luís Alípio Gomes
332-332
PDF
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
Rosana Ramos de Souza
333-333
PDF
Ser e estar: a construção da identidade profissional docente na educação básica
Iata Anderson Ferreira de Araújo
334-334
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9747
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5071
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2473
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2240
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2023
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários