Banner Portal
v. 15 n. 66: dez. 2015
dez. 2015

Editorial

Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643697
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643697

Artigos

Estela Socías Muñoz
4-14
La labor de los profesores normalistas en Chiloé, Chile
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643698
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643698
Julianna Souza Lacerda Silva, Adlene Silva Arantes
15-31
Do método de ensino individual ao método “phonomimico” nas escolas primárias (Pernambuco, século XIX)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643699
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643699
Analice Czyzewski, Marcília Rosa Periotto
32-41
O jornal Diabo Coxo (1864-1865): a caricatura e a crítica à elite política-social no segundo império
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643700
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643700
Luiz Carlos Barreira
42-55
A educação escolar como um bom negócio
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643701
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643701
José Bittencourt da Silva, Iane Maria Silva Batista
56-72
O 1º Plano Quinquenal De Valorização Econômica da Amazônia de 1955: educação para o desenvolvimento amazônico
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643702
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643702
Sauloéber Társio de Souza, Talita Alves Costa
73-90
O Grupo Escolar Cônego Ângelo: de volta aos pardieiros? (Ituiutaba-MG: 1964-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643703
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643703
Maria José Aviz do Rosário, Maria de Fátima Matos de Souza
91-105
Lembranças/memórias de estudante/professora sobre o Instituto de Educação do Pará (IEP) em tempos de ditadura, de 1964 a 1985
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643704
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643704
Poliana Fernandes Sena e Sousa, Solange Helena Ximenes Rocha
106-122
Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705
Lucia Mara de Lima Padilha, Maria Isabel Moura Nascimento
123-134
A pesquisa histórica e a história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643706
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643706
Andreia Couto Ribeiro, Wellington Ferreira de Jesus
135-159
A trajetória histórica da política pública de transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643707
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643707
Caio Augusto Toledo Padilha
160-177
A política de educação especial na era Lula (2003-2011): uma opção pela inclusão
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643708
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643708
Flávio Reis dos Santos, Luiz Bezerra Neto
178-195
Políticas públicas para a educação rural no Brasil: da omissão à regulamentação do programa nacional de educação na reforma agrária
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643709
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643709
Jaqueline Delgado Paschoal, Carlos da Fonseca Brandão
196-210
A contribuição da legislação para a organização do trabalho pedagógico na educação infantil brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643710
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643710
Vilson Aparecido da Mata
211-221
Educação e liberdade: a pedagogia histórico crítica e a emancipação humana
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643711
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643711
Elenise Pinto de Arruda, Maria Lília Imbiriba de Sousa Colares
222-246
Gestão democrática: trajetória e desafios atuais
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643712
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643712
Anselmo Alencar Colares, Rosana Souza
247-266
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643713
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643713
Julio Cesar Francisco, Elenice Maria Cammarosano Onofre
267-277
Educação não escolar na Fundação CASA – SP: jovens em situação de privação de liberdade e construção de projetos de vida
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643714
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643714
Arnaldo Nogaro, Alessandra Tiburski Fink, Marta Regina Guerra Piton
278-294
Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643715
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643715
Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco das Chagas Silva Souza
295-306
Tempo de educação ambiental: o espaço do meio ambiente nas aulas de História
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643716
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643716
Dalianne Lobo da Costa, José Lucas Pedreira Bueno, Marco Antonio de Oliveira Gomes
307-320
O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643717
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643717

Resenha

Rodrigo Pinto de Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
321-325
Origens da educação escolar no Brasil Colonial
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643718
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643718
Carlos Herold Junior
326-328
Professores, alunos e os meandros de suas relações: uma ponderação sobre da autoridade pedagógica à amizade intelectual, de Julio Groppa Aquino
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643719
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643719

Resumo

Maria Mirtes Cortinhas dos Santos
329-329
As vivências de educação ambiental nas escolas públicas e as políticas educacionais da secretaria municipal de educação em Santarém, Pará, Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643720
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643720
Elenise Pinto de Arruda
330-330
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643721
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643721
Handerson da Costa Bentes
331-331
Financiamento da educação do campo no município de Santarém – Pará
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643722
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643722
Luís Alípio Gomes
332-332
Sistema municipal de ensino de Santarém-PA: implantação e implementação (2004-2014)
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643723
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643723
Rosana Ramos de Souza
333-333
Educação e diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643724
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643724
Iata Anderson Ferreira de Araújo
334-334
Ser e estar: a construção da identidade profissional docente na educação básica
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643725
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643725

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643726
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643726