Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra

Autores

  • Poliana Fernandes Sena e Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Solange Helena Ximenes Rocha Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural. Formação Técnica

Resumo

Este artigo traz elementos históricos sobre a criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra que adota a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica. Tais elementos partem de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar a implantação da experiência da Pedagogia da Alternância na referida escola. Os sujeitos são alternantes, pais de alternantes, monitores e a presidente da associação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Foi possível constatar fortalecimento das unidades produtivas através da formação técnica e de acesso as políticas públicas para agricultura familiar; necessidade de superar problemas de infraestrutura no prédio da escola e no alojamento dos alternantes; e reorganização do currículo que privilegia a formação técnica em detrimento da formação geral. Em que pese a importância da experiência, as respostas que tem dado aos anseios da comunidade em superar as carências educacionais do município de Belterra e o enfrentamento à expansão do agronegócio e a monocultura da soja na região, entende-se, assim como Bezerra Neto (2003) que a esta não pode ser atribuído papel de redentora das problemáticas educacionais do município e que sozinha não dá conta de melhorar a vida dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Poliana Fernandes Sena e Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste Pará- UFOPA- (2015) Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA- (2013) ; Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Curitiba- UNINTER-( 2013);Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é técnica em assuntos Educacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Solange Helena Ximenes Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2016-02-26

Como Citar

SOUSA, P. F. S. e; ROCHA, S. H. X. Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 106–122, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643705. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643705. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos