Banner Portal
Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
PDF

Palavras-chave

Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural. Formação Técnica

Como Citar

SOUSA, Poliana Fernandes Sena e; ROCHA, Solange Helena Ximenes. Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 106–122, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643705. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643705. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

Este artigo traz elementos históricos sobre a criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra que adota a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica. Tais elementos partem de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar a implantação da experiência da Pedagogia da Alternância na referida escola. Os sujeitos são alternantes, pais de alternantes, monitores e a presidente da associação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Foi possível constatar fortalecimento das unidades produtivas através da formação técnica e de acesso as políticas públicas para agricultura familiar; necessidade de superar problemas de infraestrutura no prédio da escola e no alojamento dos alternantes; e reorganização do currículo que privilegia a formação técnica em detrimento da formação geral. Em que pese a importância da experiência, as respostas que tem dado aos anseios da comunidade em superar as carências educacionais do município de Belterra e o enfrentamento à expansão do agronegócio e a monocultura da soja na região, entende-se, assim como Bezerra Neto (2003) que a esta não pode ser atribuído papel de redentora das problemáticas educacionais do município e que sozinha não dá conta de melhorar a vida dos sujeitos.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO DAS FAMÍLIAS DA CASA FAMILIAR RURAL NO MUNICIPIO DE BELTERRA. Regimento Interno da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Belterra, PA. 2015.

ARCAFAR/PARÁ. Regimento Escolar Unificado das Escolas Comunitárias do Estado do Pará. Altamira, PA, 2012. Digitado

ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães de. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical – Bahia. 2005. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - UNEB/BA, Salvador, 2005.

BEZERRA NETO, Luiz. Avanços e retrocessos da educação rural no Brasil. 2003. 221f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2003.

BRASIL/ MEC. Referências para uma Política Nacional do Campo. Cadernos de Subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2005.

BRAYNER, Conceição de Nazaré de Morais. Sistema de Organização Modular de Ensino: um estudo avaliativo da organização do trabalho pedagógico no ensino médio do meio rural. Belém, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará - UEPA. (137 f).

CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA. Projeto Político Pedagógico. 2010.

CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA. Ata da Assembleia geral ordinária de eleição e posse da nova diretoria e do conselho fiscal da Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Belterra. Belterra, PA, 2013. Digitado ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA. Plano de Formação. Belterra, PA. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GIMONET, Jean Claude; Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GRANDIN, Greg. Fordlândia: ascensão e queda da cidade esquecida de Henry Ford na selva. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

IBGE. Censo Demográfico 2014. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br Acessado em 01/06/2015.

PEREIRA, José Carlos Matos. Os modos de vida na cidade: Belterra, um estudo de caso na Amazônia Brasileira. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. 256 f.

PRAZERES. Maria Sueli Corrêa dos. Educação no campo e participação social: reflexões sobre a experiência da Casa Familiar Rural de Cametá/ PA. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Pará, 2008. 191 f.

SANTOS, Neila Reis. Educação no Campo e alternância: reflexões sobre uma experiência na transamazônica/Pará. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006. 401f.

SHLESINGER, Sérgio; NORONHA, Sílvia. O Brasil está nu: o avanço da monocultura da soja, o grão que cresceu demais. Rio de Janeiro: FASE, 2006.

SENA, Cristovam. Fordlândia: breve relato sobre a presença americana na Amazônia. In: História, ciência e fronteira na Amazônia. São Paulo: Instituto Butantã. Cadernos de histórias das ciências. v. 4.n.2, p.90-107, jul./dez.2008.

SILVA, Lourdes Helena da. Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba, PR: CRV, 2012.

YOUSSEF FILHO, Adnan Assad. Comunidades persistentes: a resistência dos moradores da região de Açaizal do Prata. Dissertação de Mestrado, Programa de Antropologia. Universidade Federal de Pernambuco. Recife: 2013. 166 f.

ZAMBERLAN, Sérgio. Pedagogia da Alternância: escola da família agrícola. Santa Tereza, ES: MEPES, 1995.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.