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Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra
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Palavras-chave

Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural. Formação Técnica

Como Citar

SOUSA, Poliana Fernandes Sena e; ROCHA, Solange Helena Ximenes. Aspectos históricos da criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 106–122, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643705. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643705. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo traz elementos históricos sobre a criação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra que adota a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica. Tais elementos partem de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar a implantação da experiência da Pedagogia da Alternância na referida escola. Os sujeitos são alternantes, pais de alternantes, monitores e a presidente da associação da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra. Foi possível constatar fortalecimento das unidades produtivas através da formação técnica e de acesso as políticas públicas para agricultura familiar; necessidade de superar problemas de infraestrutura no prédio da escola e no alojamento dos alternantes; e reorganização do currículo que privilegia a formação técnica em detrimento da formação geral. Em que pese a importância da experiência, as respostas que tem dado aos anseios da comunidade em superar as carências educacionais do município de Belterra e o enfrentamento à expansão do agronegócio e a monocultura da soja na região, entende-se, assim como Bezerra Neto (2003) que a esta não pode ser atribuído papel de redentora das problemáticas educacionais do município e que sozinha não dá conta de melhorar a vida dos sujeitos.
https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643705
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