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Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil
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Palavras-chave

Brincar. Educação Infantil. Neurociência

Como Citar

NOGARO, Arnaldo; FINK, Alessandra Tiburski; PITON, Marta Regina Guerra. Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 278–294, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643715. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O estudo “Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil” resulta de pesquisa bibliográfica realizada por meio de consulta a escritos e publicações na área da educação infantil e neurociência com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre o brincar e suas implicações para o desenvolvimento da criança. Investigou-se produções teóricas que explicitem a contribuição dos estudos da neurociência na compreensão do brincar para apontar as interferências que as brincadeiras têm em relação à formação da personalidade da criança e ao processo de aprendizagem. A brincadeira é indispensável para que a criança tenha possibilidade de fantasiar, expressar-se, interagir, construir regras e valores dentro de um grupo ou individualmente, livremente ou em ações planejadas e dirigidas pelo educador. A educação infantil pode ser um ambiente propício para essa prática na qual o educador tem a responsabilidade de possibilitar espaços e condições para a criança poder desenvolver-se, expressar-se e construir conhecimento. Com a pesquisa na literatura pode-se perceber que os conhecimentos advindos da neurociência relacionados à educação infantil sinalizam que é possível melhorar e potencializar o trabalho do educador voltando-o para o desenvolvimento e aprendizagem da criança através do brincar.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643715
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