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Educação e liberdade: a pedagogia histórico crítica e a emancipação humana
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Palavras-chave

Pedagogia Histórico Crítica. Educação. Emancipação. Trabalho. Alienação

Como Citar

MATA, Vilson Aparecido da. Educação e liberdade: a pedagogia histórico crítica e a emancipação humana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 211–221, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643711. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643711. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta considerações a respeito do papel da Pedagogia Histórico Crítica como potencializadora das lutas por uma educação verdadeiramente libertária, de caráter revolucionário e, portanto, comprometida politicamente com a transformação profunda da sociedade. Para tanto, desenvolvem-se reflexões a respeito da emancipação humana em Marx e sua relação com a educação, de modo amplo, e com a Pedagogia Histórico Crítica em particular. O texto está organizado em três partes: primeiro, as diferenças entre emancipação política e emancipação humana e a necessidade, para esta, da formação de subjetividades ricas; na segunda parte, os fundamentos do trabalho para a emancipação humana e para a educação são abordados a partir do problema da alienação (estranhamento); por fim, na terceira parte do texto, são tecidas considerações sobre o papel da Pedagogia Histórico Crítica como teoria pedagógica revolucionária.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643711
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