Banner Portal
Desafios da formação universitária: Pensar a prática sob ontologia materialista
PDF

Palavras-chave

Trabalho. Formação. Trabalhadores da Educação. Prática. Ontologia. Materialismo

Como Citar

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Desafios da formação universitária: Pensar a prática sob ontologia materialista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 239–248, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8643743. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643743. Acesso em: 4 dez. 2024.

Resumo

Perguntando pelo sentido da prática que deve orientar a formação científica de trabalhadores de educação, o artigo traz a defesa da posição de que a prática pré-profissional na formação universitária de trabalhadores da educação deve estar orientada pela ontologia e gnosiologia materialista e dialética, relatando-se estudo teórico que orienta proposta curricular em andamento na Universidade Federal da Bahia (Salvador) dirigida ao aperfeiçoamento e à transformação da formação universitária de professores de educação física.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643743
PDF

Referências

BARATA-MOURA, J. (1994, março/abril). “Pensar aquilo que é” tarefa e problema da filosofia. Vértice, 59, pp 77-81.

BARATA-MOURA, J. (1994). Prática – Para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Caderno I. Lisboa: Colibri.

BARATA-MOURA, J. (1996, dezembro). Que é filosofar? Vértice, 75, pp 104-108.

BARATA-MOURA, J. (1997). Marx e a cientificidade do saber. In: Barata-Moura, J. Materialismo e Subjetividade: estudos em torno de Marx. Lisboa: Avante!

BARATA-MOURA, J. (2000). Das “ontologias da Práxis” a uma radicação ontológica da prática. Praxis – Seminário Ibérico de Filosofia. Lisboa, Portugal, p. 13-32.

MARX, K. (2008). O capital. Livro I, Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

MARX, K. (1998). O trabalho alienado. FERNANDES, F. (Org.) Marx & Engels: História. São Paulo: Ática.

MARX, K.; Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo.

PEIXOTO, E. M. de M. (2015, outubro). Pensar Ciência, Verdade e Prática sob ontologia materialista: subsídios à formação de professores. Anais do XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, PR, Brasil, p. 29724-29741.

SAVIANI, D. (2008). Sobre a natureza e a especificidade da educação. In Saviani, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.