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v. 16 n. 68: jun. 2016
jun. 2016

Editorial

Coordenação Nacional Histedbr
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647424
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647424

Artigos

Ramsés Nunes e Silva, José António Martin Moreno Afonso
4-17
Um militante pernambucano na Europa Ultramontana: Odilon Alves Pedrosa e o missionarismo intelectual católico (1926-1927)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644490
Jéssica Cristine de Melo, Paulo Romualdo Hernandes
18-31
Jesuítas e embates para a inculcação da educação e da cultura europeia na América Portuguesa
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643781
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643781
Ian Andrade Cavalcante
32-56
A Athenas brasileira no pós-abolição: Experiências na escolarização pública primária
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643973
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643973
Vera Lucia Nogueira, Luciano Mendes de Faria Filho
57-72
A escolarização dos trabalhadores adultos no contexto de modernização do estado de Minas Gerais (1894-1917)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643748
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643748
Alexandra Lima da Silva, Giuslane Francisca da Silva
73-88
Colégio Imaculada Conceição: Narrativas orais, instituições e processos de escolarização em Cáceres/MT
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644168
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644168
Rafael Dias Castro
89-108
“Associação Brasileira de Educação” e a inserção da psicanálise no campo educacional: Julio Porto-Carrero, Pedro Deodato de Moraes e Renato Jardim (1927-1931)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644071
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644071
Marco Antonio Oliveira
109-124
O manifesto dos pioneiros da educação nova e a defesa da ordem: O embate entre liberais e católicos no campo da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643925
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643925
Alberto Damasceno
125-137
A planificação da educação dos anos 30 a 60: Pioneirismo, reformas, submissão e tecnocracia
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643788
Carlos Herold Junior, Luana da Luz Cardoso
138-156
Educação e surdez na década de 1950 no Brasil: Um panorama histórico acerca de Ana Rímoli de Faria Dória
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645139
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645139
Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
157-181
O Colégio Marista no contexto da urbanização de Cascavel, Paraná (1962-1989).
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644732
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644732
Donaldo Bello de Souza
182-207
O papel dos conselhos de acompanhamento e controle social nos planos estaduais de educação alinhados ao PNE 2014-2024
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644448
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644448
Mariana de Cássia Assumpção, Newton Duarte
208-223
A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644127
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644127
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, José Claudinei Lombardi
224-238
Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647422
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647422
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
239-248
Desafios da formação universitária: Pensar a prática sob ontologia materialista
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643743
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643743
Made Júnior Miranda
249-260
As tarefas escolares e o ensino desenvolvimental
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643829
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643829
Sonia Ribeiro Lima, Eraldo Leme Batista
261-271
A formação do professor e suas implicações na educação do ser social
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643932
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643932
Giovani Ferreira Bezerra
272-287
Preparando a primavera: Contribuições preliminares para uma crítica superadora à pedagogia da inclusão
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646499
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646499
Camila Azevedo Souza
288-304
A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644729
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644729
Maria Lourdes Silva, Helena Maria Alves Moreira
305-322
Imagens da mulher na ciência e na ficção de Afrânio Peixoto: a esfinge e elementos medicina legal em debate
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646498
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646498
Vania Cardoso Motta
323-337
Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644082
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644082
Valci Melo
338-357
O discurso oficial de educação para o exercício da cidadania e o papel do ensino de sociologia
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645017
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645017
Marcos Cassin, Laura Nalli
358-370
Assentamento Mário Lago: espaço de formação política, qualificação técnica e educação escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643760
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643760
Beate Jungemann, Francis Guimarães Nogueira
371-385
Ressignificação da educação rural na experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Paraná: o caso das escolas itinerantes
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643872
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643872

Resenha

Cláudio Rodrigues da Silva
386-388
Ensino primário tipicamente rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933 – 1968)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643928
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643928
Juliana Gonçalves Gobbe
389-392
A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645845
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645845

Resumo

Leandro Turmena
393-393
Redes e meandros da relação entre o público e o privado no processo de “federalização” do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná – UNICS: a arte de cair em pé
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646248
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646248
Joyce Wassem
394-394
A excelência nos programas de pós-graduação em educação: visão de coordenadores
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646262
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646262
Cláudio Rodrigues da Silva
395-395
Educação e trabalho em movimentos sociais: princípios educativos transcendentes e comuns ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aos socialistas utópicos owenistas e aos cartistas britânicos.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646264
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646264
Moacyr Salles Ramos
396-396
Limites e possibilidades do PRONATEC como ação governamental de ampliação da educação profissional no Brasil: uma análise a partir da experiência do IFRJ
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646290
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8646290

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647425
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647425