Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 68: jun. 2016
v. 16 n. 68: jun. 2016
Publicado:
2016-10-30
Editorial
Editorial
Coordenação Nacional Histedbr
1-3
PDF
Artigos
Um militante pernambucano na Europa Ultramontana: Odilon Alves Pedrosa e o missionarismo intelectual católico (1926-1927)
Ramsés Nunes e Silva, José António Martin Moreno Afonso
4-17
PDF
Jesuítas e embates para a inculcação da educação e da cultura europeia na América Portuguesa
Jéssica Cristine de Melo, Paulo Romualdo Hernandes
18-31
PDF
A Athenas brasileira no pós-abolição: Experiências na escolarização pública primária
Ian Andrade Cavalcante
32-56
PDF
A escolarização dos trabalhadores adultos no contexto de modernização do estado de Minas Gerais (1894-1917)
Vera Lucia Nogueira, Luciano Mendes de Faria Filho
57-72
PDF
Colégio Imaculada Conceição: Narrativas orais, instituições e processos de escolarização em Cáceres/MT
Alexandra Lima da Silva, Giuslane Francisca da Silva
73-88
PDF
“Associação Brasileira de Educação” e a inserção da psicanálise no campo educacional: Julio Porto-Carrero, Pedro Deodato de Moraes e Renato Jardim (1927-1931)
Rafael Dias Castro
89-108
PDF
O manifesto dos pioneiros da educação nova e a defesa da ordem: O embate entre liberais e católicos no campo da educação
Marco Antonio Oliveira
109-124
PDF
A planificação da educação dos anos 30 a 60: Pioneirismo, reformas, submissão e tecnocracia
Alberto Damasceno
125-137
PDF
Educação e surdez na década de 1950 no Brasil: Um panorama histórico acerca de Ana Rímoli de Faria Dória
Carlos Herold Junior, Luana da Luz Cardoso
138-156
PDF
O Colégio Marista no contexto da urbanização de Cascavel, Paraná (1962-1989).
Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
157-181
PDF
O papel dos conselhos de acompanhamento e controle social nos planos estaduais de educação alinhados ao PNE 2014-2024
Donaldo Bello de Souza
182-207
PDF
A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica
Mariana de Cássia Assumpção, Newton Duarte
208-223
PDF
Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, José Claudinei Lombardi
224-238
PDF
Desafios da formação universitária: Pensar a prática sob ontologia materialista
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
239-248
PDF
As tarefas escolares e o ensino desenvolvimental
Made Júnior Miranda
249-260
PDF
A formação do professor e suas implicações na educação do ser social
Sonia Ribeiro Lima, Eraldo Leme Batista
261-271
PDF
Preparando a primavera: Contribuições preliminares para uma crítica superadora à pedagogia da inclusão
Giovani Ferreira Bezerra
272-287
PDF
A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal
Camila Azevedo Souza
288-304
PDF
Imagens da mulher na ciência e na ficção de Afrânio Peixoto: a esfinge e elementos medicina legal em debate
Maria Lourdes Silva, Helena Maria Alves Moreira
305-322
PDF
Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação
Vania Cardoso Motta
323-337
PDF
O discurso oficial de educação para o exercício da cidadania e o papel do ensino de sociologia
Valci Melo
338-357
PDF
Assentamento Mário Lago: espaço de formação política, qualificação técnica e educação escolar
Marcos Cassin, Laura Nalli
358-370
PDF
Ressignificação da educação rural na experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Paraná: o caso das escolas itinerantes
Beate Jungemann, Francis Guimarães Nogueira
371-385
PDF
Resenha
Ensino primário tipicamente rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933 – 1968)
Cláudio Rodrigues da Silva
386-388
PDF
A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental
Juliana Gonçalves Gobbe
389-392
PDF
Resumo
Redes e meandros da relação entre o público e o privado no processo de “federalização” do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná – UNICS: a arte de cair em pé
Leandro Turmena
393-393
PDF
A excelência nos programas de pós-graduação em educação: visão de coordenadores
Joyce Wassem
394-394
PDF
Educação e trabalho em movimentos sociais: princípios educativos transcendentes e comuns ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aos socialistas utópicos owenistas e aos cartistas britânicos.
Cláudio Rodrigues da Silva
395-395
PDF
Limites e possibilidades do PRONATEC como ação governamental de ampliação da educação profissional no Brasil: uma análise a partir da experiência do IFRJ
Moacyr Salles Ramos
396-396
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9747
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5071
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2473
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2240
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2023
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários