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Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação
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Palavras-chave

Trabalho-educação. Investimento social privado em educação. Políticas públicas da educação brasileira

Como Citar

MOTTA, Vania Cardoso. Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 323–337, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8644082. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644082. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta, sinteticamente, os resultados parciais de pesquisa sobre a questão do investimento social privado em educação. Situada no âmbito dos debates sobre trabalho-educação, a análise tomou como referência a teoria social crítica,  à luz da  “Lei geral da acumulação do capital”, tendo em vista os segmentos da superpopulação relativa, da dinâmica de correlação de forças que insere o processo pedagógico de hegemonia, em seu conteúdo e forma, e como se estabelece a união pessoal neste bloco de poder. Indica que a abordagem dos setores empresariais em relação à educação está relacionada ao aumento da produtividade e à possibilidade de explorar o mercado de consumo de serviços em educação; como também, enfatiza o enfrentamento da “questão social”. Diante da presença organizada do setor empresarial nos últimos encaminhamentos de políticas públicas da educação brasileira e da forma privatista de intervenção nas redes públicas de educação básica e em aparelhos do Estado, nossa hipótese é que está em curso o desmonte do caráter público de educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644082
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