Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho UFSCar - campus Sorocaba
  • José Claudinei Lombardi Faculdade de Educação da UNICAMP - HISTEDBR
Palavras-chave: Educação brasileira. Pedagogia histórico-crítica. Gestão escolar

Resumo

Esse texto busca apresentar, de forma introdutória, algumas reflexões de caráter teórico acerca da gestão da escola fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) nos quais nossas ações enquanto gestores se sustentaram. Não se trata, portanto, de um relato de experiência mas sim de um esforço de contribuir para a elaboração teórica da PHC. A fim de dar conta do objetivo exposto, a argumentação será dividida em quatro partes: uma introdução na qual abordar-se-á, de forma sintética, os conceitos de trabalho e administração de modo geral, bem como o papel do Estado na modernidade. Em seguida, explicitar-se-á o significado e sentido da educação a partir dos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica e a consequente necessidade de organização coletiva intencional do trabalho educativo para se efetivar o processo de humanização dos seres humanos. Num terceiro momento, serão identificados alguns elementos na própria organização do Estado e da escola na contemporaneidade que limitam a concretização de um trabalho coletivo intencional resultado, dentre outros aspectos, da transposição das teorias científicas da administração ao campo educacional por meio do Estado. A título de conclusão, a partir da e na própria estrutura educacional vigente buscar-se-á apontar algumas possibilidades reais de um trabalho pedagógico consciente e coerentemente organizado pelo conjunto dos educadores que implicam, contudo, em uma pauta de luta mais efetiva e orgânica por melhores condições de formação e trabalho, assim como a criação efetiva de mecanismos de controle social da gestão pública

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, UFSCar - campus Sorocaba
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar - campus Sorocaba. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa HISTEDBR/GT Unicamp e NEPHEB/UNIVÁS.
José Claudinei Lombardi, Faculdade de Educação da UNICAMP - HISTEDBR
Professor livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR

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Publicado
2016-10-30
Como Citar
Coutinho, L. C. S., & Lombardi, J. C. (2016). Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-Line, 16(68), 224-238. https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8647422
Seção
Artigos