Resumo
Esse texto busca apresentar, de forma introdutória, algumas reflexões de caráter teórico acerca da gestão da escola fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) nos quais nossas ações enquanto gestores se sustentaram. Não se trata, portanto, de um relato de experiência mas sim de um esforço de contribuir para a elaboração teórica da PHC. A fim de dar conta do objetivo exposto, a argumentação será dividida em quatro partes: uma introdução na qual abordar-se-á, de forma sintética, os conceitos de trabalho e administração de modo geral, bem como o papel do Estado na modernidade. Em seguida, explicitar-se-á o significado e sentido da educação a partir dos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica e a consequente necessidade de organização coletiva intencional do trabalho educativo para se efetivar o processo de humanização dos seres humanos. Num terceiro momento, serão identificados alguns elementos na própria organização do Estado e da escola na contemporaneidade que limitam a concretização de um trabalho coletivo intencional resultado, dentre outros aspectos, da transposição das teorias científicas da administração ao campo educacional por meio do Estado. A título de conclusão, a partir da e na própria estrutura educacional vigente buscar-se-á apontar algumas possibilidades reais de um trabalho pedagógico consciente e coerentemente organizado pelo conjunto dos educadores que implicam, contudo, em uma pauta de luta mais efetiva e orgânica por melhores condições de formação e trabalho, assim como a criação efetiva de mecanismos de controle social da gestão públicaReferências
AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4 ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1963.
AZILDE, L. A.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L. W. (orgs). História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre o processo de reestruturação do Sistema Público Municipal de Educação de Limeira-SP. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 175-189, dez 2013.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Vitória, 1964.
FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. In OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
GRAMSCI, A. Escritos Políticos. Vol2. Brasil: Editora Civilização Brasileira, 2004.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MINTO,Lalo Watanabe. As reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão. Autores Associados, 2006.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
RIBEIRO, José Querino. Ensaio de uma teoria da administração escolar. São Paulo: Saraiva, 1978.
SANFELICE, José Luís. Estado e Política Educacional. In LOMBARDI, José Claudinei (org). Temas de pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2003; HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000a.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 39 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Sistema de Educação: subsídios para a Conferência Nacional de Educação (CONAE). In QUEIROZ, A. C. e GOMES, I. (orgs). Conferência Nacional de Educação (Conae), 2010: reflexões sobre o Sistema Nacional Articulado de Educação e o Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.
SAVIANI, Dermeval e DUARTE, Newton (orgs). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.