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A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal
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Palavras-chave

Projeto educativo. Empresários. Hegemonia. Brasil. Portugal

Como Citar

SOUZA, Camila Azevedo. A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 288–304, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8644729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644729. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa o movimento da responsabilidade social, tendo em vista os projetos educativos da organização empresarial brasileira Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e da organização empresarial portuguesa Epis (Empresários pela Inclusão Social). Com base no materialismo histórico e, mais especificamente, nas formulações de Antonio Gramsci, o objetivo é identificar os modos de pensar, agir e sentir disseminados por essas entidades empresariais para apreender o processo de hegemonia que legitima a cultura empresarial nas políticas educacionais e reafirma os interesses da classe dominante no conjunto das relações sociais.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644729
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