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A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Arte. Educação escolar. György Lukács. Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 208–223, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8644127. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644127. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de investigar as principais categorias presente nas obras estéticas do filósofo húngaro György Lukács e estabelecer, a partir disso, relações com as premissas da pedagogia histórico-crítica. Tanto nas análises estéticas quanto nas pedagógicas buscamos destacar as aproximações entre a função da arte e a função da educação escolar no sentido de evidenciar que ambas promovem, em primeiro lugar, o desenvolvimento da subjetividade dos indivíduos e, em segundo lugar, incidem sobre a realidade social. A técnica adotada para o presente estudo foi o de pesquisa bibliográfica, onde utilizamos como fontes principais as obras estéticas de Lukács e aquelas situadas no âmbito da pedagogia histórico-crítica.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644127
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