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A pátria educadora e o abandono da educação superior: a predominância dos interesses dos empresários da educação
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Palavras-chave

Educação superior. Educação. Políticas públicas.

Como Citar

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; LIMA, Kátia Regina Rodrigues; FERREIRA, Emmanoel Lima; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. A pátria educadora e o abandono da educação superior: a predominância dos interesses dos empresários da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 187–204, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8643831. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643831. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este estudo busca desvelar o conteúdo subjacente da política educacional expressa nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, tendo em vista o lema governamental: Pátria Educadora e sua relação com a educação superior, em especial. Para trato metodológico, realizou-se um estudo teórico e documental, delimitando os documentos: Plano Nacional de Educação 2014-2024, e o documento Pátria Educadora. O método de análise adotado foi o materialismo histórico dialético por se propor em apreender o objeto como síntese de múltiplas determinações, assim, concebendo um fenômeno para além de sua expressão imediata e isolada, partindo do mais geral para o mais específico. Constatou-se que as diretrizes da política educacional brasileira são, em grande medida, engendradas pelo setor empresarial, além de dar uma maior relevância para a educação básica, deixando a educação superior a cargo da iniciativa privada, efetivando, deste modo, o processo de mercadorização deste nível de ensino por ser considerado altamente rentável para extração de lucros para o capital.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643831
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