Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 69: set. 2016
v. 16 n. 69: set. 2016
Publicado:
2017-02-23
Editorial
Editorial
Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
PDF
Artigos
Cidadania nacional e europeia na educação: um olhar a partir do contexto português
Sara Pinheiro, Eunice Macedo
4-15
PDF
Pombal, a modernidade e as origens da reforma de ensino na América portuguesa e Portugal
Alberto Damasceno
16-32
PDF
A legislação educacional paraense e o projeto liberal civilizador: entre discursos e práticas (1841-1870)
Dércio Pena Duarte, Silvio Sánchez Gamboa
33-51
PDF
De “nocivo à educação geral” à “templo do saber”: as transformações no gymnasio paes de carvalho na primeira república
Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
52-75
PDF
Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956
Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Clarice Nascimento de Melo
76-86
PDF
O pensamento tecnocrático e autoritário na educação brasileira, de 1964 a 1985
Maria José Aviz do Rosário
87-99
PDF
As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia
Marco Antonio Oliveira, Cláudia Barbosa Lôbo, Gedeli Ferrazzo
100-123
PDF
A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI
Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Célio da Cunha
124-139
PDF
Professores sob o olhar vigilante do estado: o sistema de recompensas e punições como estratégia de modelização da prática docente em Minas Gerais
Valéria Moreira Rezende, Rogéria Moreira Rezende Isobe
140-149
PDF
Processo histórico de elaboração dos documentos curriculares para a educação física na rede pública municipal de ensino de Campo Grande – MS
Jorge Luis D'Avila, Christiane Caetano Martins Fernandes
150-161
PDF
O atendimento educacional no interior da Amazônia: o município de Belterra
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
162-186
PDF
A pátria educadora e o abandono da educação superior: a predominância dos interesses dos empresários da educação
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Emmanoel Lima Ferreira, Frederico Jorge Ferreira Costa
187-204
PDF
O processo de interiorização da educação superior em Vitória da Conquista/Bahia: a FFPVC
Luciana Canário Mendes, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
205-221
PDF
O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Mário José Puhl
222-232
PDF
Limites e possibilidades de uma pedagogia para a modernidade líquida
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Robson Borges Maia, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Luciana Maria Caetano, Teresa Kazuko Teruya
233-244
PDF
Alguns limites e possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar
Adriana Regina de Jesus Santos, Rogerio da Costa, Claudia Chueire de Oliveira, Helio Jose Luciano, Nathalia Martins
245-254
PDF
Terra de negócio versus terra de trabalho: a terra como um direito para além do aparato legal
Alceu Zoia, Odimar João Peripolli
255-266
PDF
A casa familiar rural e a política de educação do campo: história de resistência do movimento social no oeste paraense
Glez Rodrigues Freitas Bentes, Anselmo Alencar Colares
267-285
PDF
Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico
Rodrigo Freese Gonzatto, Luiz Ernesto Merkle
286-310
PDF
Tendências do marxismo: “ontologia do ser social” e anti-engelsismo.
Romeu Adriano da Silva
311-335
PDF
A educação ambiental no contexto da evolução da ciência, tecnologia e sociedade
Daniela Brusamarelo, Angélica Ramos da Luz, Dilene Gomes Miranda, Sandra Regina Longhin, Luciene Lima de Assis Pires
336-346
PDF
Resenha
Contribuições para a história e a historiografia da educação rural, do ruralismo pedagógico e da educação do campo
Cláudio Rodrigues da Silva
347-349
PDF
O perfil profissional docente no Brasil: prospectos e prognósticos
Rodrigo Tarcha Amaral de Souza
350-352
PDF
Resumo
Um olhar da psicologia sobre o PROUCA no contexto de intensificação das TDIC nas políticas educacionais
Josemar Farias da Silva
353-353
PDF
A acumulação primitiva nos domínios ultramarinos: educação e trabalho nas reduções jesuíticas do Paraguai (1549-1767), o caráter singular e o universal
Silvino Areco
354-354
PDF
Série fontes: reflexões sobre as ideologias presentes nos textos de leitura
Nicholas Cardoso Gomes da Silva
355-355
PDF
Educação de surdos: um estudo das teses e dissertações de 1990 a 2013
Eleny Brandão Cavalcante
356-356
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
10855
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5091
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2488
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2244
Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil
2015
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários