Resumo
O desenvolvimento capitalista transformou a terra em propriedade privada, com direitos absolutos dos proprietários sobre ela. Inclusive o direito de não produzir - reserva de valor (terra de negócio). A atual legislação, ao tratar da função social da terra, tenta romper com o conceito de propriedade como um direito sagrado e inviolável, o que tem possibilitado que muitas “cercas” fossem erguidas, impedindo o acesso e/ou a expropriação de muitos trabalhadores. Neste trabalho nos propomos trazer para a reflexão à questão da propriedade da terra enquanto um direito para além do aparato legal. O acesso à terra tem se colocado como condição indispensável para os que buscam se reproduzirem enquanto camponeses. Estamos falando de um bem voltado à produção de toda forma de vida, de outras vivências e convivências (terra de trabalho) para além daquelas impostas pelo projeto do capital. Ou seja, o direito à terra como um direito humano.
Referências
BEZERRA NETO, Luiz. Sem- Terra aprende e ensina: estudo sobre as práticas educativas do movimento dos trabalhadores rurais. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.
FELICIANO. Carlos A. Estado, Apropriação e Concentração de Terra e Poder: Da Propriedade Como Direito Natural ao Questionamento da Função Social da terra. In: MIDITIERO JUNIOR, Marco A.; GARCIA, Maria F.; VIANA, Pedro C. Guedes (orgs.). A Questão Agrária no Século XXI: escolas, dinâmicas e conflitos Territoriais. São Paulo: Outras Expressões, 2015.
LEITE, Sérgio P.; ÁVILA, R. Vieira de. Um futuro para o campo: reforma agrária e desenvolvimento social. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
MARÉS, Carlos Frederico. A Função Social da Terra. Porto Alegre: PENA – Composição e Arte, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
MÉSZÁROS, István. O século XXI socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
OLIVEIRA, Jelson. Teologia Simbólica da Terra. Disponível em: www. cpt.org.br. Acesso em: setembro de 2010.
PERIPOLLI, Odimar J. Expansão do Capitalismo na Amazônia Norte Mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. (Tese de Doutorado). PPGEDU/UFRGS. Porto Alegre, 2009.
RODRIGUES, Marlene. Cartilhas da dominação: a ideologia das primeiras letras nos campos do Brasil. Curitiba: Ed. da UFPR, 1991.
SHIVA, Vandana. A Monocultura da Mente: perspectivas da Biodiversidade e da Biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
ZIBETTI, DARCY, W. Teoria tridimensional da função social da terra no espaço rural. Curitiba: Juruá, 2005.
ZOIA, Alceu., PERIPOLLI, Odimar J. . Uma escola para os sujeitos do campo: a questão das especificidades do ensino. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 5, p. 33-44, n. 2015.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.