Banner Portal
Série fontes: reflexões sobre as ideologias presentes nos textos de leitura
PDF

Palavras-chave

Série fontes. Eugenia. Higienismo. Educação catarinense. Henrique Fontes.

Como Citar

SILVA, Nicholas Cardoso Gomes da. Série fontes: reflexões sobre as ideologias presentes nos textos de leitura. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 355–355, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646437. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Propõe-se, neste trabalho, analisar o conteúdo dos livros da Série Fontes, vislumbrando conhecer até que ponto seus textos contêm ideias dos movimentos higienistas e de eugenia do início do século XX. Logo, foram analisados os textos dos Quatro Livros de Leituras da referida série, ou seja, com exceção da cartilha, os demais livros foram tomados como fonte para a pesquisa. Para realizar a pesquisa foi adotada, como abordagem teórico-metodológica, o Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados evidenciaram que os princípios ideológicos higienistas e eugênicos compõem algo maior que não se destinava exclusivamente a Santa Catarina, mas ao país inteiro. O ideal nacionalista precisava ser difundido pelo território, nas diversas cidades e vilarejos constituídos por povos de inúmeras descendências. Além disso, era necessário modelar o ideal de cidadão brasileiro, ser trabalhador e empreendedor para o engrandecimento da pátria, bem como preservar a harmonia tão necessária a consolidação e difusão da ordem social estabelecida. O que se encontrou na Série Fontes coaduna com os discursos de ordem nacional, dos movimentos higienistas e eugênicos do início do século XX. Os textos atendiam ao que discorria no país, contribuindo assim, para a difusão dos pensamentos ideológicos dominantes e, consequentemente, para a perpetuação da estrutura de classes e da hegemonia do capital.

 

 

PDF

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.