Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956

Autores

  • Karla Nazareth Corrêa de Almeida Universidade Federal do Pará
  • Clarice Nascimento de Melo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648237

Palavras-chave:

Política educacional. Instituições escolares. Nacional desenvolvimentismo. Pará.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas educacionais desenvolvidas no estado do Pará durante o governo de Zacarias de Assumpção nos anos compreendidos entre 1951 a 1956. Para isso buscamos compreender como as políticas de educação estadual desse período se articularam às políticas nacionais nominadas de nacional desenvolvimentistas, as quais foram articuladas na Amazônia por meio da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA). Daremos ênfase às ações locais de expansão e manutenção das instituições escolares naquele momento. Nossas fontes privilegiadas foram documentos oficiais, em especial leis relativas à educação, os quais compreendemos e tomamos na análise como documentos/monumento, na perspectiva de Le Goff. Pudemos concluir com a análise documental que a política para a educação do governo Zacarias de Assumpção se fundamentou em uma concepção redentorista e se efetivou entre a tensão das políticas modernizadoras vindas do centro para a periferia, que localmente se manifestou na contradição da (des)valorização regional, das práticas da política tradicional local e de uma diversificação de atuação no que se refere as ações de expansão e manutenção das instituições escolares.

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Biografia do Autor

Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, conselhos, gestão democrática, participação e ensino superior.

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará, especialização em Teoria Antropológica, especialização em Educação e Problemas Regionais, mestrado em Educação: Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou estágio doutoral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades de ensino e pesquisa no curso de graduação de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB.

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

ALMEIDA, K. N. C. de; MELO, C. N. de. Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 76–86, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8648237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648237. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos