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Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956
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Palavras-chave

Política educacional. Instituições escolares. Nacional desenvolvimentismo. Pará.

Como Citar

ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de; MELO, Clarice Nascimento de. Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 76–86, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8648237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648237. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas educacionais desenvolvidas no estado do Pará durante o governo de Zacarias de Assumpção nos anos compreendidos entre 1951 a 1956. Para isso buscamos compreender como as políticas de educação estadual desse período se articularam às políticas nacionais nominadas de nacional desenvolvimentistas, as quais foram articuladas na Amazônia por meio da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA). Daremos ênfase às ações locais de expansão e manutenção das instituições escolares naquele momento. Nossas fontes privilegiadas foram documentos oficiais, em especial leis relativas à educação, os quais compreendemos e tomamos na análise como documentos/monumento, na perspectiva de Le Goff. Pudemos concluir com a análise documental que a política para a educação do governo Zacarias de Assumpção se fundamentou em uma concepção redentorista e se efetivou entre a tensão das políticas modernizadoras vindas do centro para a periferia, que localmente se manifestou na contradição da (des)valorização regional, das práticas da política tradicional local e de uma diversificação de atuação no que se refere as ações de expansão e manutenção das instituições escolares.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648237
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