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Limites e possibilidades de uma pedagogia para a modernidade líquida
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Palavras-chave

Teorias pedagógicas. Pedagogia. Modernidade líquida.

Como Citar

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; MAIA, Robson Borges; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; CAETANO, Luciana Maria; TERUYA, Teresa Kazuko. Limites e possibilidades de uma pedagogia para a modernidade líquida. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 233–244, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8643931. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643931. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este trabalho, de caráter teórico descritivo, tem como principal objetivo identificar as características que uma teoria pedagógica deve possuir para atender de forma adequada às demandas que recaem sobre a escola no atual momento histórico em que vivemos. Para tanto, analisamos as principais mudanças que ocorreram nas práticas pedagógicas durante o século XX e refletimos sobre o momento histórico em que vivemos para identificar como deve ser a pedagogia para esse início de século. Concluímos que momentos de crise são também geradores de novas oportunidades e apontamos uma série de qualidades indispensáveis às teorias pedagógicas do século XXI amparados na leitura de Bauman sobre nossa sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643931
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