Resumo
Este trabalho, de caráter teórico descritivo, tem como principal objetivo identificar as características que uma teoria pedagógica deve possuir para atender de forma adequada às demandas que recaem sobre a escola no atual momento histórico em que vivemos. Para tanto, analisamos as principais mudanças que ocorreram nas práticas pedagógicas durante o século XX e refletimos sobre o momento histórico em que vivemos para identificar como deve ser a pedagogia para esse início de século. Concluímos que momentos de crise são também geradores de novas oportunidades e apontamos uma série de qualidades indispensáveis às teorias pedagógicas do século XXI amparados na leitura de Bauman sobre nossa sociedade.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006.
BAUMAN, Zigmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BAUMAN, Zigmunt. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BAUMAN, Zigmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.
ESTEVE, José Manuel. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
FERNÁNDES ENGUITA, Mariano. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
HILGENHEGER, Norbert. Johann Herbart. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
HOUAISS, Antonio. Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em:http://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 15 ago, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
MARCONDES, Danilo. A crise dos paradigmas e o surgimento da modernidade. In: BRANDÃO, Zaia. A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.p. 14-29.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Epu, 1986.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.
SAVIANI, Dermeval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: BOSI, Alfredo. et al. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Cortez-Autores Associados, 2005.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
WESTBROOK, Robert Brett. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.