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A legislação educacional paraense e o projeto liberal civilizador: entre discursos e práticas (1841-1870)
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Palavras-chave

Instrução pública. Liberalismo. Província do Grão-Pará.

Como Citar

DUARTE, Dércio Pena; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. A legislação educacional paraense e o projeto liberal civilizador: entre discursos e práticas (1841-1870). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 33–51, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8648232. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648232. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Como forma de compreender as relações entre as condições materiais de uma sociedade e os discursos que circulam em seu entorno, este artigo busca analisar parte da legislação educacional produzida no Pará entre os anos de 1841 e 1870, no período do Segundo Reinado. Buscamos confrontar estas leis com discursos nos quais se evidencia a importância da instrução pública como elemento de progresso e civilização de um povo, sustentada como ideia universal e consensual. De fato, tais discursos são marcados pelo ideário liberal predominante entre políticos e intelectuais brasileiros daquele período, entendidos como reflexo da inserção do Pará e do Brasil no contexto do capitalismo internacional e sua busca por se adequar a este novo contexto.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648232
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