Banner Portal
v. 16 n. 69: set. 2016
set. 2016

Editorial

Coordenação Nacional do Histedbr
1-3
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648343
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648343

Artigos

Sara Pinheiro, Eunice Macedo
4-15
Cidadania nacional e europeia na educação: um olhar a partir do contexto português
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648233
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648233
Alberto Damasceno
16-32
Pombal, a modernidade e as origens da reforma de ensino na América portuguesa e Portugal
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648240
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648240
Dércio Pena Duarte, Silvio Sánchez Gamboa
33-51
A legislação educacional paraense e o projeto liberal civilizador: entre discursos e práticas (1841-1870)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648232
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648232
Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
52-75
De “nocivo à educação geral” à “templo do saber”: as transformações no gymnasio paes de carvalho na primeira república
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648236
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648236
Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Clarice Nascimento de Melo
76-86
Educação e desenvolvimentismo no Pará: as políticas “redentoristas” do governo de Zacarias de Assumpção – 1951 a 1956
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648237
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648237
Maria José Aviz do Rosário
87-99
O pensamento tecnocrático e autoritário na educação brasileira, de 1964 a 1985
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648239
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648239
Marco Antonio Oliveira, Cláudia Barbosa Lôbo, Gedeli Ferrazzo
100-123
As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644345
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644345
Luciene Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Célio da Cunha
124-139
A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648241
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648241
Valéria Moreira Rezende, Rogéria Moreira Rezende Isobe
140-149
Professores sob o olhar vigilante do estado: o sistema de recompensas e punições como estratégia de modelização da prática docente em Minas Gerais
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645287
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645287
Jorge Luis D'Avila, Christiane Caetano Martins Fernandes
150-161
Processo histórico de elaboração dos documentos curriculares para a educação física na rede pública municipal de ensino de Campo Grande – MS
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645213
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645213
Angela Rocha dos Santos, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
162-186
O atendimento educacional no interior da Amazônia: o município de Belterra
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648238
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648238
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Emmanoel Lima Ferreira, Frederico Jorge Ferreira Costa
187-204
A pátria educadora e o abandono da educação superior: a predominância dos interesses dos empresários da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643831
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643831
Luciana Canário Mendes, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
205-221
O processo de interiorização da educação superior em Vitória da Conquista/Bahia: a FFPVC
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643876
Mário José Puhl
222-232
O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645281
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645281
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Robson Borges Maia, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Luciana Maria Caetano, Teresa Kazuko Teruya
233-244
Limites e possibilidades de uma pedagogia para a modernidade líquida
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643931
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643931
Adriana Regina de Jesus Santos, Rogerio da Costa, Claudia Chueire de Oliveira, Helio Jose Luciano, Nathalia Martins
245-254
Alguns limites e possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645118
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645118
Alceu Zoia, Odimar João Peripolli
255-266
Terra de negócio versus terra de trabalho: a terra como um direito para além do aparato legal
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643924
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643924
Glez Rodrigues Freitas Bentes, Anselmo Alencar Colares
267-285
A casa familiar rural e a política de educação do campo: história de resistência do movimento social no oeste paraense
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648231
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648231
Rodrigo Freese Gonzatto, Luiz Ernesto Merkle
286-310
Vida e obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644246
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644246
Romeu Adriano da Silva
311-335
Tendências do marxismo: “ontologia do ser social” e anti-engelsismo.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645330
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645330
Daniela Brusamarelo, Angélica Ramos da Luz, Dilene Gomes Miranda, Sandra Regina Longhin, Luciene Lima de Assis Pires
336-346
A educação ambiental no contexto da evolução da ciência, tecnologia e sociedade
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643923
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8643923

Resenha

Cláudio Rodrigues da Silva
347-349
Contribuições para a história e a historiografia da educação rural, do ruralismo pedagógico e da educação do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646339
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646339
Rodrigo Tarcha Amaral de Souza
350-352
O perfil profissional docente no Brasil: prospectos e prognósticos
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646343
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8646343