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Métodos para a instrução da criança na província da Bahia durante o império
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Palavras-chave

Império. Educação. Métodos de Instrução

Como Citar

BRANDÃO, Isabel Cristina de Jesus. Métodos para a instrução da criança na província da Bahia durante o império. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 238–253, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8643926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643926. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho analisa os métodos para a instrução da criança na Província da Bahia durante o Império. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a análise documental. Foram analisados os relatórios dos Presidentes da Província da Bahia, bem como jornais e revistas do período pesquisado. Os dados indicam que o projeto de instrução que se desenvolvia na escola primária tinha como objetivo principal a moralização das crianças, por meio da qual se buscava formar um indivíduo que atendesse a uma sociedade em pleno desenvolvimento da burguesia e expansão do sistema capitalista, que exigia um povo civilizado de acordo com o modelo europeu de sociedade e civilização que definia os padrões da época. Nesse sentido, o mestre que iria instruir as crianças também deveria ter uma formação que contemplasse os princípios de moralidade e a Escola Normal foi a instituição responsável por essa formação e, também, designada para instruir os futuros mestres na aplicação dos métodos de instrução que predominaram durante o Império: Método Mútuo; Método Lancasteriano; e o Método Simultâneo.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8643926
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