Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 67: mar. 2016
v. 16 n. 67: mar. 2016
Publicado:
2016-07-05
Editorial
Editorial
Maria Cristina Dantas Pina, Wilson da Silva Santos
1-4
PDF
Artigos
Trabalho do professor na universidade brasileira: Hegemonia e Neoamericanismo
João dos Reis Silva Júnior, Daniel Schugurenski
5-22
PDF
Educação e nacional-desenvolvimentismo: articulações e confrontos entre concepções e pedagogias antagônicas (1946-1964)
José Claudinei Lombardi
23-38
PDF
A política educacional nos governos do PT: continuidades ou descontinuidades em relação aos do PSDB?
Nicholas Davies
39-52
PDF
A pedagogia histórico-crítica e a atualidade do trabalho como princípio educativo: apontamentos para a prática revolucionária na educação popular
Marcos Roberto Lima
53-67
PDF
Cultura escolar e cultura urbana na Salvador do pós-abolição, 1888-1906.
Ian Andrade Cavalcante
68-92
PDF
De mestre escola a professora pública: a história de vida de Maria Pureza Cardoso Araújo (1920 a 2013)
Jane Bezerra Sousa
93-103
PDF
Memórias de educadores nos 50 anos do curso de pedagogia da UCS
Neiva Senaide Petry Panozzo, Andréia Morés
104-114
PDF
O percurso histórico das políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente no Brasil: o período de 1920 a 1979
Márcia Cossetin, Angela Mara de Barros Lara
115-128
PDF
O Rei Pasmado e a Rainha Nua: o cinema como fonte para a história da educação
Érica Myeko Ohara Itoda, Marcília Rosa Periotto
129-140
PDF
Dossiê: X Jorn HISTEDBR-História da Educação: intelectuais, memória e política
Intelectuais, memória e política
Dermeval Saviani
141-153
PDF
Memória, história e educação
Sérgio Eduardo Montes Castanho
154-164
PDF
História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias
Lívia Diana Rocha Magalhães
165-174
PDF
As pesquisas com intelectuais em história da educação: um campo profícuo
Maria Cristina Gomes Machado, Antonio Marcos Dorigão, Gizeli Fermino Coelho
175-188
PDF
Memória, educação e trabalho no processo de reprodução da sociedade do capital
José Rubens Mascarenhas de Almeida, Ana Elizabeth Santos Alves
189-198
PDF
História da educação na Bahia: notas preliminares para a compreensão do tradicionalismo na educação brasileira
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Paula Ruas Ferreira, Daniella Miranda Santos, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida
199-217
PDF
A educação na Bahia: percurso histórico da educação na Região Cacaueira
Raimunda Alves Moreira de Assis
218-227
PDF
História e historiografia da educação – a Bahia e suas conexões com os estudos regionais e nacionais
Jaci Maria Ferraz de Menezes
228-237
PDF
Métodos para a instrução da criança na província da Bahia durante o império
Isabel Cristina de Jesus Brandão
238-253
PDF
Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000
Antonia Almeida Silva, Elisângela Alves da Silva Scaff, Márcia Aparecida Jacomini
254-273
PDF
Currículo de história: experiência, concepções e prática docente
Eleuza Diana Almeida Tavares, Maria Cristina Dantas Pina
274-290
PDF
Mitologia afro-baiana: possibilidade de uma prática pedagógica
Nilson Carvalho Crusoé Júnior, Nilma Margarida de Castro Crusoé, Cecília Conceição Moreira Soares
291-301
PDF
Resenha
Verdadeiro método de estudar: um olhar “estrangeiro” sobre a educação em Portugal no século XVIII
Cassia Regina Dias Pereira
302-306
PDF
Movimentos singulares das instituições escolares em face ao meio social
Marina de Souza Jacob
307-309
PDF
Resumo
A expressão do liberalismo na revista A Escola (1906-1910), no Paraná
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
310-310
PDF
A escola de educação física e desportos da UFRJ no período do governo militar (1968-1979): o curso de formação de professores e sua “invenção”
Gustavo da Motta Silva
311-311
PDF
Expediente
Expediente
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9589
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5073
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2474
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2226
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2026
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários