Banner Portal
v. 16 n. 67: mar. 2016
mar. 2016

Editorial

Maria Cristina Dantas Pina, Wilson da Silva Santos
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646178
PDF

Artigos

João dos Reis Silva Júnior, Daniel Schugurenski
5-22
Trabalho do professor na universidade brasileira: Hegemonia e Neoamericanismo
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8645238
PDF
José Claudinei Lombardi
23-38
Educação e nacional-desenvolvimentismo: articulações e confrontos entre concepções e pedagogias antagônicas (1946-1964)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8645955
PDF
Nicholas Davies
39-52
A política educacional nos governos do PT: continuidades ou descontinuidades em relação aos do PSDB?
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646087
PDF
Marcos Roberto Lima
53-67
A pedagogia histórico-crítica e a atualidade do trabalho como princípio educativo: apontamentos para a prática revolucionária na educação popular
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646091
PDF
Ian Andrade Cavalcante
68-92
Cultura escolar e cultura urbana na Salvador do pós-abolição, 1888-1906.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646089
PDF
Jane Bezerra Sousa
93-103
De mestre escola a professora pública: a história de vida de Maria Pureza Cardoso Araújo (1920 a 2013)
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646088
PDF
Neiva Senaide Petry Panozzo, Andréia Morés
104-114
Memórias de educadores nos 50 anos do curso de pedagogia da UCS
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646090
PDF
Márcia Cossetin, Angela Mara de Barros Lara
115-128
O percurso histórico das políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente no Brasil: o período de 1920 a 1979
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646092
PDF
Érica Myeko Ohara Itoda, Marcília Rosa Periotto
129-140
O Rei Pasmado e a Rainha Nua: o cinema como fonte para a história da educação
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8645240
PDF

Dossiê: X Jorn HISTEDBR-História da Educação: intelectuais, memória e política

Dermeval Saviani
141-153
Intelectuais, memória e política
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646114
PDF
Sérgio Eduardo Montes Castanho
154-164
Memória, história e educação
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646115
PDF
Lívia Diana Rocha Magalhães
165-174
História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646116
PDF
Maria Cristina Gomes Machado, Antonio Marcos Dorigão, Gizeli Fermino Coelho
175-188
As pesquisas com intelectuais em história da educação: um campo profícuo
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8645233
PDF
José Rubens Mascarenhas de Almeida, Ana Elizabeth Santos Alves
189-198
Memória, educação e trabalho no processo de reprodução da sociedade do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646117
PDF
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Paula Ruas Ferreira, Daniella Miranda Santos, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida
199-217
História da educação na Bahia: notas preliminares para a compreensão do tradicionalismo na educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646118
PDF
Raimunda Alves Moreira de Assis
218-227
A educação na Bahia: percurso histórico da educação na Região Cacaueira
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646119
PDF
Jaci Maria Ferraz de Menezes
228-237
História e historiografia da educação – a Bahia e suas conexões com os estudos regionais e nacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646120
PDF
Isabel Cristina de Jesus Brandão
238-253
Métodos para a instrução da criança na província da Bahia durante o império
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8643926
PDF
Antonia Almeida Silva, Elisângela Alves da Silva Scaff, Márcia Aparecida Jacomini
254-273
Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646121
PDF
Eleuza Diana Almeida Tavares, Maria Cristina Dantas Pina
274-290
Currículo de história: experiência, concepções e prática docente
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646122
PDF
Nilson Carvalho Crusoé Júnior, Nilma Margarida de Castro Crusoé, Cecília Conceição Moreira Soares
291-301
Mitologia afro-baiana: possibilidade de uma prática pedagógica
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646123
PDF