Verdadeiro método de estudar: um olhar “estrangeiro” sobre a educação em Portugal no século XVIII

Autores

  • Cassia Regina Dias Pereira UNESPAR - campus Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8643782

Palavras-chave:

Portugal. Verdadeiro Método de Estudar. Século XVIII

Resumo

A tese destaca o contexto de capitalismo em sua fase industrial na Inglaterra e na França, o que, de fato, exigia novos comportamentos em sociedade e no trabalho. Em defesa dessa mudança, Verney propunha uma formação útil a essa nova sociedade. Ser “útil à Igreja” correspondia à oposição iluminista do autor quanto à pedagogia jesuítica, apesar de seus pensamentos observarem uma moral cristã. Já o “Ser útil ao Estado” traduzia no título, o objetivo de Verney: modernizar a sociedade portuguesa por meio de uma “modernização” do ensino. A dedicatória aos mestres jesuítas também é analisada na tese, sendo interpretada por estudiosos do VME tanto como irônica, quanto um olhar exógeno de Verney, o qual teve contato com muitas culturas além da lusitana. A pesquisadora enfatiza os méritos da obra: a compreensão do legado da educação no século XVIII. Verney fez uma apresentação geral do contexto educacional da época e propõe um programa de reforma cultural. Isso porque, para ele, uma reforma aconteceria com a formação dos quadros administrativos e burocráticos do Estado. Destacando a importância da obra em contexto histórico do Iluminismo, a tese , esclarece que há vertentes de estudo que consideram Verney inconsistente e outras que o referenciam por sua abordagem geral da educação na época. De qualquer modo, o Verdadeiro Método de Estudar não poderia ser jamais ignorado por estudiosos, historiadores, enfim, para todos os interessados em discussões sobre a educação portuguesa do século XVIII. Especificamente, áreas como Filosofia da Educação, Pedagogia, Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Regina Dias Pereira, UNESPAR - campus Paranavaí

Professora vinculada ao Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí.

Referências

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Luiz António Verney e o projeto pedagógico modernizador do reino português: uma análise do Verdadeiro Método de Estudar (1746). 246p. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós- Graduação em Educação. Maringá, 2012.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

PEREIRA, C. R. D. Verdadeiro método de estudar: um olhar “estrangeiro” sobre a educação em Portugal no século XVIII. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 302–306, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8643782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643782. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Resenha