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Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000
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Palavras-chave

Políticas educacionais. Estado. Políticas públicas. Campo

Como Citar

SILVA, A. A.; SCAFF, E. A. da S.; JACOMINI, M. A. Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 254–273, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646121. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Este estudo está voltado à apreensão de possíveis mudanças na tradição metodológica da área de Políticas Educacionais, confrontando os elementos constitutivos da produção difundida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional, entre 2000 e 2010, com os que sobressaíram em estudos anteriores. O trabalho teve como base empírica todos os resumos das comunicações aprovadas pela Anped no período e os textos integrais que focalizaram questões teórico-metodológicas no campo das Políticas Educacionais. Evidenciou-se a abundância de produções individuais e a escassez de investigações mais atentas aos desafios de constituição do campo. Entre as contribuições desta pesquisa, problematizam-se os usos e sentidos da categoria Estado e defende-se sua centralidade como chave explicativa do campo.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646121
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