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História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias
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Palavras-chave

Memória. História. História da Educação

Como Citar

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 165–174, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646116. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646116. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho apresentamos instigações fundamentais para a discussão teórica da relação entre História, Memória e Educação, para o entendimento da apropriação de experiências passadas no presente e sua ativação dialética, dentro das razões históricas em que foram produzidas e para as quais estão sendo mantidas. Objetivamos pensar no estudo da memória como uma das fontes de expressão das relações sociais que possibilita o entendimento da educação e é dentro dessa perspectiva que passamos a estudar a memória como uma das instâncias para apreensão da história, no caso, da história da educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646116
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