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Cultura escolar e cultura urbana na Salvador do pós-abolição, 1888-1906.
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Palavras-chave

Cultura urbana. Cultura escolar. Escolarização. Pós-abolição

Como Citar

CAVALCANTE, Ian Andrade. Cultura escolar e cultura urbana na Salvador do pós-abolição, 1888-1906. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 68–92, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646089. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da relação entre a cultura escolar e a cultura urbana, na cidade do Salvador no período em destaque. É fruto de pesquisas voltadas para a produção da dissertação de mestrado em Educação, intitulada: “Pela instrucção dos filhos do povo”: escolarização e cultura escolar na Salvador do pós-abolição. Por meio de uma gama diversificada de fontes, incluindo bibliografia especializada, dados censitários, legislação do período, periódicos e jornais, começamos por analisar a cultura urbana na Salvador de fins do século XIX e começo do século XX. Procuramos ressaltar a cena urbana da cidade do Salvador e sua relação com a instrução pública, priorizando a questão racial e a agência dos sujeitos sociais históricos que conquistaram sua emancipação no ano de 1888. Por último demos destaque às diferentes versões sobre a escolarização durante os anos de 1888 e 1906, analisando os interesses e conflitos entre os diferentes agentes históricos envolvidos nesse processo histórico. Procuramos dar voz à professores, inspetores de ensino, delegados escolares, e cruzar esta à legislação do período e aos embates e ajustes entre a cultura escolar e a cultura urbana da capital baiana.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646089
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