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A educação na Bahia: percurso histórico da educação na Região Cacaueira
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Palavras-chave

História. Educação. Região cacaueira

Como Citar

ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. A educação na Bahia: percurso histórico da educação na Região Cacaueira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 218–227, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646119. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646119. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O texto aborda o debate ocorrido em uma Mesa Redonda sobre a “História da Educação na Bahia, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Secção-BA, na X Jornada Nacional, intitulada “História da Educação: intelectuais, memória e política”, ocorrido na Universidade  Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus  de Vitória da Conquista, entre os dias 26 e 29 de  julho  de 2011. O estudo apresenta apontamentos sobre variados aspectos que caracterizaram a organização e funcionamento do ensino na região. O caminho investigativo para a reflexão é respaldado numa análise de  bases sócio-histórica e, como metodologia recorreu a pesquisa bibliográfica e  análise documental de fontes primárias, por meio de leituras de jornais e atas do Conselho Municipal no período de 1906 a 1945, sob a guarda do Arquivo Publico Municipal de Itabuna. A presente investigação demonstrou que a educação da região, no período em estudo, destinava-se a pequena parcela da população, os filhos dos coronéis, que detinha alto poder aquisitivo. E as crianças  das classes populares ficavam sem estudar porque dependiam de algumas Instituições da sociedade civil como Rotary Clube, Maçonaria que passaram a construir escolas, assumindo o papel do Estado.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646119
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Referências

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