Banner Portal
Currículo de história: experiência, concepções e prática docente
PDF

Palavras-chave

Currículo. Concepções. Prática docente

Como Citar

TAVARES, Eleuza Diana Almeida; PINA, Maria Cristina Dantas. Currículo de história: experiência, concepções e prática docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 274–290, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646122. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646122. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Este texto analisa as concepções de professores de história sobre seu ofício, particularmente suas ideias sobre história, conhecimento escolar e currículo, com objetivo de entender as conexões entre essas concepções e sua prática em sala de aula. Colocando em diálogo, a partir das falas dos professores, as relações entre as regulações ordenadoras do currículo e o ensino para o gerenciamento da vida. A escolha desses três conceitos deve-se a sua intrínseca relação quando se perscruta sobre o ensino de história e o currículo prescrito, uma vez que a concepção sobre o conceito de história, conhecimento escolar e currículo embasam e filtram a recepção que fazem os professores das ordenações curriculares resultados da intervenção do Estado, na construção de sua prática docente.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646122
PDF

Referências

ACOSTA, Javier Marrero. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In. SACRISTÁN, Gimeno (org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso: 2013, p. 189-205.

ALBUQUERQUE, Durval M. Fazer defeitos nas memórias: para que serve o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES; ROCHA; REZNIK; MONTEIRO. Qual o valor da história? RJ: FGV, 2012.

ALMEIDA, Vanessa S. Amor mundi e educação, reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. 2009. TESE - Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação, 2009.

AMADO, João.; CRUSOÉ, Nilma M.; COSTA. Pedro. A técnica da análise de conteúdo. In. AMADO, J. (org.) Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra-PT. Ed. Univ. Coimbra, 2013, p. 302-351.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1990.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2008.

CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias, o ensino de história do Brasil (1980-1998). Passo Fundo. Ed. UPF, 2001.

CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático no contexto do PNLD: desafios comuns entre as disciplinas escolares. Anais da X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. Porto Alegre, no 2, p. 177-229, 1990.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Natal: CCSA/UFRN, 2010. Tese (Doutorado em Educação).

GOODSON, Ivor. As Políticas de Currículo e de Escolarização. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

GOODSON, Ivor. Conhecimento e vida profissional, estudos sobre educação e mudança. Porto-PT. Editora: Porto, 2008a.

KINCHELOE, Joe L. Introdução. In: GOODSON, Ivor. O Currículo em Mudança, estudos sobre a construção social do currículo. Porto-PT; Porto Editora, 2001.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre Nós, ensaios sobre a alteridade. Petrópolis-RJ. Editora Vozes, 2009.

SACRISTÁN, G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Ed. ArtMed, 2008.

SCHMIDT, Maria A. A formação do professor de história e o cotidiano na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade, uma introdução às teorias do currículo. BH, Autêntica, 2004.

TAVARES, E. D. A. Currículo de História do Ensino Médio: a prática do professor. 2015, Dissertação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. PPGed, 2015.

THOMPSON, E.P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros, uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução Waltensir Dutra. RJ: Editora Zahar, 1981.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.