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Currículo de história: experiência, concepções e prática docente
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Palavras-chave

Currículo. Concepções. Prática docente

Como Citar

TAVARES, Eleuza Diana Almeida; PINA, Maria Cristina Dantas. Currículo de história: experiência, concepções e prática docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 274–290, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646122. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646122. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este texto analisa as concepções de professores de história sobre seu ofício, particularmente suas ideias sobre história, conhecimento escolar e currículo, com objetivo de entender as conexões entre essas concepções e sua prática em sala de aula. Colocando em diálogo, a partir das falas dos professores, as relações entre as regulações ordenadoras do currículo e o ensino para o gerenciamento da vida. A escolha desses três conceitos deve-se a sua intrínseca relação quando se perscruta sobre o ensino de história e o currículo prescrito, uma vez que a concepção sobre o conceito de história, conhecimento escolar e currículo embasam e filtram a recepção que fazem os professores das ordenações curriculares resultados da intervenção do Estado, na construção de sua prática docente.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646122
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