História e historiografia da educação – a Bahia e suas conexões com os estudos regionais e nacionais

Autores

  • Jaci Maria Ferraz de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646120

Palavras-chave:

Pesquisa Historiográfica. História da Educação. Educação na Bahia

Resumo

Este texto busca discutir o tema História e historiografia da Educação no Brasil e na Bahia. Tomamos como questão principal a seguinte: Teriam os estudos sobre História da Educação começado, no Brasil, com a implantação da pós-graduação?   Ficariam de fora de nosso esforço de análise a produção de pesquisadores e organismos de pesquisa públicos e privados, tais como o INEP, o  Centro Brasileira de Pesquisas Educacionais, com sua rede de Centros Regionais que a ele eram ligados, o IPEA, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia (FDCBa), a Fundação CPE e o Instituto Anísio Teixeira, entre tantos outros? Fizemos anteriormente esta reflexão sobre História e Historiografia da Educação em momentos anteriores;  tanto no Encontro de Pesquisa em Educação das regiões Norte Nordeste de 2007 em Salvador como no III Encontro Norte Nordeste de História da Educação, realizado em 2010 em Salvador. Nestes dois momentos, nos debruçamos sobre a relação entre questões de pesquisa e metodologias utilizadas para enfrentá-las; e no segundo, a reflexão sobre o nosso fazer, no Grupo Memória e na  REDEMEMO, para enfrentar a questão do trato de uma documentação de referência sobre Educação na Bahia. Concluímos que nosso entendimento de que a pesquisa sobre História da Educação na Bahia – e no Brasil – não começa nem se esgota com as Universidades e seus Programas de pós-Graduação.  Centros diversos de pesquisa e pesquisadores diversos produziram e ajudaram a construir este conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaci Maria Ferraz de Menezes

Doutora em Ciências da Educação e professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, coordena juntamente com a professora Doutora Elizabete Conceição Santana o Grupo de Pesquisas Memória da Educação na Bahia. email para comunicação:

Referências

BAHIA, Governo do Estado, Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia . Atuação no período 1951 – 1965 e Relatório de 1966. Bahia, 1967.

MENEZES Jaci e Mello, Alba Maria Guedes - Anais do Seminário de Experiências Inovadoras. Coleção Memória da Educação na Bahia, volume 02. Salvador, EDUNEB.

MENEZES, Jaci Maria Ferraz de , “Educação e trajetórias de negros na Bahia: inclusão, exclusão e resistência”. in Amorim, Lima Jr e Menezes, Educação e Contemporaneidade: processos e metamorfoses”. Rio, Quartet, 2009. Ver Cadernos do IAT no. Especial sobre Anísio Teixeiera, 1987. Republicado na Revista da FAEEBA número 13, 2000, em www.revistadafaeeba.uneb.br.

MENEZES, Jaci Maria Ferraz de - “Igualdad,y libertad, pluralismo y ciudadania: El acceso a La educación de negros y mestizos em Bahia”, tese defendida na Universidade Católica de Córdoba, Argentina, como bolsista da OEA, em 1997. Disponível no site do Grupo Memória www.promeba.uneb.br

TAVARES, Luis Henrique Dias – Evolução Educacional Bahiana (Súmula até 1930), in Arquivos da Universidade da Bahia, Faculdade de Filosofia, volume VI, 1957-1958.

TAVARES, Luis Henrique Dias – “O Sistema Educacional Bahiano. INEP MEC. Local Arquivo caixa 96, série Pesquisa.

TAVARES, Luis Henrique Dias Duas Reformas da Educação na Bahia. 1895 – 1925. Salvador, Bahia, INEP- Centro Regional de Pesquisas Educacionais.

TAVARES, Luis Henrique dias Guia de Fontes para o Estudo da Educação no Brasil - Bahia. Coleção Memória da Educação na Bahia, volume 01. Salvador, EDUNEB.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

MENEZES, J. M. F. de. História e historiografia da educação – a Bahia e suas conexões com os estudos regionais e nacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 228–237, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646120. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: X Jorn HISTEDBR-História da Educação: intelectuais, memória e política

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)