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O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores
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Palavras-chave

Manual de pedagogia. Jean Baptiste Daligault. Papel do professor. História da educação catarinense.

Como Citar

ROCHADEL, Olivia; SCHMIDT, Leonete Luzia. O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 139–157, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8645836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645836. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva identificar o papel do professor, refletindo sobre ele, a partir das definições contidas no manual Cours Pratique de Pédagogie, do francês Jean Baptiste Daligault. A obra analisada foi a segunda edição da tradução realizada na província de Santa Catarina. Este manual foi distribuído aos inspetores e aos professores de instrução pública elementar pelo governo provincial, na segunda metade do século XIX. Considerando que esta atitude do governo concebe o manual como uma obra relevante para a formação dos professores da província, e também que Santa Catarina, ainda, conta com poucas pesquisas sobre a educação escolar no século XIX, a compreensão do papel do professor definido por Daligault pode contribuir para ampliar o conhecimento dessa história. Assim, partindo do entendimento de que a educação é resultado de um processo histórico, das relações que os homens mantêm entre si e com a natureza, constata-se que o papel do professor descrito por Daligault é o de formar as futuras gerações dentro dos ideais da sociedade moderna de ordem burguesa, caracterizada como civilizada e coerente com o projeto de Estado nacional brasileiro, em processo de construção naquele momento.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645836
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