Banner Portal
v. 17 n. 1 (2017): jan./mar. [71]
jan./mar. [71]

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Régis Henrique dos Reis Silva, Mara Regina Martins Jacomeli
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649882
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649882

Artigos

Jaime Caiceo Escudero
5-19
El colegio Santa Isabel de Hungría en su cincuentenario: de una inserción en comuna semi-rural ha pasado a comuna urbana
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649855
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649855
Ana Aparecida Arguelho de Souza
20-41
A literatura de Monteiro Lobato e a escola nova
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649856
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649856
Carla Villamaina Centeno
42-54
Paschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649858
Enilda Fernandes, Paulo Edyr Bueno de Camargo
55-76
A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649859
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649859
Samira Saad Pulchério Lancillotti
77-92
Escola nova, instrumentos tradicionais: a produção didática de Manoel Bersgtröm Lourenço Filho em discussão
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649860
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649860
Silvia Helena Andrade de Brito, Maria Angélica Cardoso, Rosely Gonçalves de Oliveira
93-116
Fernando de Azevedo: uma nova organização do trabalho didático para uma escola renovada (1927-1931)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649861
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649861
Lays Regina Batista de Macena dos Santos, Mauricéia Ananias
117-138
Talvez vos embarace o numero de meninos pobres que deve admittir cada aula: instrução pública primária - Província da Parahyba do Norte - 1849-1889
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645825
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645825
Olivia Rochadel, Leonete Luzia Schmidt
139-157
O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645836
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645836
Jean Carlo de Carvalho Costa, Maira Lewtchuk Espindola
158-173
A universidade popular na Parahyba: circulação de ideias, sujeitos e ações
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644641
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644641
Talitha Estevam Moreira Cabral, Giovanna Maria Abrantes Carvas, Denilson Santos de Azevedo
174-190
A expansão dos grupos escolares em Minas Gerais na primeira república: estudo comparado sobre a interiorização do ensino primário na zona da mata
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644867
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644867
Luciene Teresinha de Souza Bezerra, Betania de Oliveira Laterza Ribeiro, José Carlos Souza Araujo
191-213
Expansão educacional no Sudeste e migração em Minas Gerais: impactos na alfabetização da população de Ituiutaba (1956-1971)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645283
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645283
Ana Carolina Costa Pereira, Daniele Esteves Pereira
214-229
Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645234
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645234
Margarita Victoria Rodríguez
230-248
História da institucionalização dos direitos sociais: princípios e conceitos
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649862
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649862
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos
249-273
Política de incentivo à leitura no governo Zaire Rezende (1983-1988)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645018
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645018
Edwylson de Lima Marinheiro, Maria José Ferreira Ruiz
274-289
Percurso político e histórico do Programa Dinheiro Direto na Escola e a parceria público-privada na gestão escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643987
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643987
Milena Abadia de Sousa, Gabriel Humberto Muñhoz Palafox
290-307
A ONG Ação Moradia: influência do terceiro setor na periferia
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645141
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645141
Eliane Gracy Lemos Barreto, Anselmo Alencar Colares
308-333
O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645335
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645335
Hellen Jaqueline Marques, Claudia Barcelos de Moura Abreu
334-359
Reflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010)
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645822
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645822
Ana Paula Gonçalves Fioravante, Vanise dos Santos Gomes
360-372
No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643761
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643761
Darlene Araújo Gomes, Idemar Vizolli, Jocyléia Santana dos Santos, Adriana Demite Stephani
373-396
A construção identitária da licenciatura em educação do campo na UFT: perspectivas docentes
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645405
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645405

Resenha

Jémerson Quirino de Almeida
397-400
Textos escolares no Brasil: clássicos, compêndios e manuais didáticos
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649868
José Flávio Rodrigues Siqueira
401-405
O Trabalho didático em exame
https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649869
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649869