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A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira
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Palavras-chave

Anísio Teixeira. Escola nova. Escola-parque. Escola-classe.

Como Citar

FERNANDES, Enilda; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. A organização do trabalho didático na proposta da escola parque de Anísio Teixeira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 55–76, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8649859. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649859. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de investigação coletiva financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) denominada: “A Organização do Trabalho didático na perspectiva dos educadores da Escola Nova (1930-1970)”. A discussão elege a perspectiva histórica marxista tendo por referência a categoria Organização do Trabalho Didático. Tomou-se para estudo a proposta educacional de Anísio Teixeira, o Centro Carneiro Ribeiro (CCR), com o foco na Escola-parque. O Centro tem a sua organização dividida em dois espaços escolares distintos: as escolas-classe e as escolas-parque. Em um primeiro turno, os alunos têm aulas nas escolas-classe, com a oferta das matérias, comumente escolares. No turno subsequente, nas escolas-parque, são ofertadas a educação física, musical, saúde, artes industriais, etc. Anísio Teixeira, nos limites da concepção democrática burguesa, corrobora os pressupostos comenianos embasados nos conhecimentos básicos, generalistas e úteis, sem os aprofundamentos que propiciariam aos estudantes realizar uma crítica radical e de conjunto à sociedade capitalista. Ele se distingue da escola liberal comeniana pela organização do trabalho didático proposta em espaços físicos diferentes e pelo oferecimento de ensino em tempo integral.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8649859
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Referências

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