O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica

Autores

  • Eliane Gracy Lemos Barreto Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645335

Palavras-chave:

PARFOR. UFOPA. Formação inicial e continuada. Capacitação didático-pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação e os resultados do PARFOR na UFOPA (Campus Monte Alegre/PA), no período de 2010-2014. Parte do princípio de que as políticas de formação docente, implementadas no Brasil, nas últimas décadas, têm conseguido atender os aspectos quantitativos diante da demanda por capacitação profissional, no entanto, faz-se necessário atender os aspectos qualitativos dessa formação, pois o conhecimento teórico docente é importante, mas este não deve se sobrepor à capacitação didático-pedagógica necessária à práxis docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas e questionários semiestruturados, alicerçados em três categorias de análises. Os resultados apontam que, para que haja significativa mudança na ação didático-pedagógica, tornam-se imprescindíveis adequações nos processos de implementação e de gestão dessa política. Há problemas, contudo há também enormes possibilidades de que os resultados do PARFOR não sejam apenas quantitativos, mas reflitam efetivamente na melhoria da práxis pedagógica docente.

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Biografia do Autor

Eliane Gracy Lemos Barreto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciada em Pedagogia e Filosofia. Especialista em Gestão Escolar (UFOPA) e Psicopedagogia Institucional (FINON). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Professora da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública municipal.

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialista em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); e Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Pós Doutor em Educação pela FE/UNICAMP (2012). Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado II. Integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Vice Reitor eleito da UFOPA (2014-2018).

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

BARRETO, E. G. L.; COLARES, A. A. O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 308–333, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8645335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645335. Acesso em: 18 set. 2021.

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