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O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica
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Palavras-chave

PARFOR. UFOPA. Formação inicial e continuada. Capacitação didático-pedagógica.

Como Citar

BARRETO, Eliane Gracy Lemos; COLARES, Anselmo Alencar. O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): perspectivas para a melhoria na práxis pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 308–333, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8645335. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645335. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação e os resultados do PARFOR na UFOPA (Campus Monte Alegre/PA), no período de 2010-2014. Parte do princípio de que as políticas de formação docente, implementadas no Brasil, nas últimas décadas, têm conseguido atender os aspectos quantitativos diante da demanda por capacitação profissional, no entanto, faz-se necessário atender os aspectos qualitativos dessa formação, pois o conhecimento teórico docente é importante, mas este não deve se sobrepor à capacitação didático-pedagógica necessária à práxis docente. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas e questionários semiestruturados, alicerçados em três categorias de análises. Os resultados apontam que, para que haja significativa mudança na ação didático-pedagógica, tornam-se imprescindíveis adequações nos processos de implementação e de gestão dessa política. Há problemas, contudo há também enormes possibilidades de que os resultados do PARFOR não sejam apenas quantitativos, mas reflitam efetivamente na melhoria da práxis pedagógica docente.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645335
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