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Análise das disciplinas para a formação do cidadão republicano: o caso do Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920)
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Palavras-chave

Grupo escolar. Programas escolares. República

Como Citar

CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Análise das disciplinas para a formação do cidadão republicano: o caso do Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 766–781, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8645841. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645841. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como as disciplinas ensinadas nos Grupos Escolares contribuíram para a formação do cidadão republicano norte-rio-grandense, tomando como exemplo o Grupo Escolar Barão do Mipibu. Para o recorte temporal, definiu-se o período de 1909 a 1920, contemplando assim o estudo dos primeiros anos de existência dessas instituições no estado. Compreende-se que este estudo traz uma colaboração para a História da Educação Brasileira, já que visa possibilitar o conhecimento da organização da educação do Rio Grande do Norte do início do século XX e permitir uma reflexão sobre a importante função dos grupos republicanos para a sociedade. Na construção do trabalho, foram analisados os seguintes documentos: os Diários de Classe do Grupo Barão do Mipibu; a legislação educacional e os Termos de Visitas dos Diretores de Instrução Pública. Para auxílio no referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Chervel (1988), Le Goff (1994) e Castoriadis (1982). Por fim, entende-se que as disciplinas escolares ensinadas nos Grupos foram um dos meios utilizados como instrumento pelo governo para a formação do imaginário social republicano no estado, pois a escola foi se tornando um lugar de disseminação dos valores e ideais da República.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645841
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